Para quem não quer perder vendas em 2020, o ideal nesse momento é que, antes de executar novas ações de marketing, crie-se a persona que a empresa atende.
Embora já tenhamos falado sobre a persona ideal para o negócio, agora vamos explicar melhor o que é e como funciona, ajudando a entender como ela é tão necessária para as marcas.
Afinal, como é possível desenvolver um produto ou serviço sem saber a quem vai atingir? E como elaborar uma campanha de divulgação sem as informações necessárias para proporcionar interesse às pessoas?
Você já ouviu falar em persona? Para construir uma persona, é preciso fazer algumas pesquisas e análises de informações, que explicaremos passo a passo nesse artigo. Mas, afinal, o que é uma persona?
Uma persona é um perfil fictício com base em dados específicos do seu cliente ideal. Ou seja, ela é criada a partir de informações como:
Tudo isso traz uma visão mais humanizada e personalizada de cada pessoa que compõem o público-alvo.
Dentre as informações que uma persona carrega, estão: classe social, idade, formação, no que trabalha, o que costuma fazer no tempo livre, se tem filhos (e, se sim, quantos), quais redes sociais costuma utilizar, paixões e mais.
Então uma persona é a mesma coisa que público-alvo? Apesar de eles caminharem juntos, não são a mesma coisa.
O perfil de uma persona é mais restrito por possuir mais dados e é mais humanizado, já o público-alvo é uma parcela mais abrangente. Para ser mais fácil de visualizar, vamos exemplificar.
Definindo um exemplo de público-alvo:
Mulheres de 20 a 35 anos de idade, ensino superior completo, moram em capitais brasileiras, com renda entre R$4.000,00 e R$10.000,00.
Agora, vamos definir uma persona:
Vitória tem 26 anos, é formada em publicidade e propaganda e trabalha em uma agência de marketing digital em São Paulo (capital). Não tem filhos, é independente, mora sozinha e gosta de passar seu tempo livre lendo bons livros de ficção científica.
Agora ficou mais visível, certo? A Vitória é um exemplo de pessoa que está dentro do público-alvo, porém, ao descrevê-la com mais detalhes, ela se torna uma persona.
Ao gerar novos conteúdos – sejam eles artigos, posts, fotos, vídeos, e-mail marketing etc. – sobre um determinado produto ou serviço com intuito de vendê-lo, será bem mais simples criá-los pensando na persona em si, já que ela terá mais informações a serem exploradas.
Isso te ajudará a alcançar um público mais específico, pois gera uma maior empatia e possibilita relacionamentos fiéis e duráveis entre cliente e empresa.
Além disso, ao estabelecer a persona, é possível:
Como já dito anteriormente, colete informações de gênero, idade, formação, profissão, onde mora, comportamento, desejos, hábitos de consumo, quais redes sociais mais usam, onde se encontram no funil de vendas e mais.
Junte todas essas informações e trace um perfil, como se fosse de uma pessoa real; lembrando que é importante dar um nome para a sua persona. Após fazer isso, documente esse perfil, assim, toda a equipe terá acesso a essa persona, podendo elaborar ações e conteúdos pensando nas características dela.