fbpx

O que é Marketing

Entenda de uma vez por todas o que é marketing e o que as empresas têm a ganhar com sua prática

Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Áudio: 3 minutos e 18 segundos

Com o avanço da internet a palavra marketing é cada dia mais falada entre profissionais ou pessoas comuns. Mas afinal, o que é esse tal de marketing? Entender este conceito é fundamental, mesmo para quem vai delegar as atividades estratégicas de marketing da empresa.

Teoria e prática

Para explicar o que é marketing, os autores Philip Kotler Kevin Keller atribuíram diversas definições, mas basicamente como sendo ” um conjunto de ações para identificar e satisfazer as necessidades humanas e sociais”.

Mas a Associação Americana de Marketing, por sua vez, define como sendo “a atividade ou conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para clientes, clientes parceiros e sociedade em geral“.

Além dessas definições há muitas outras, mas na essência são as que mais se aproximam do real significado. Para entender melhor, vamos usar um exemplo a seguir.

Marketing para diferentes objetivos, estratégias e resultados

Imagine que alguém, em um belo dia de sol, encontra uma árvore no caminho, bem distante da casa mais próxima. Por estar cansada e com fome, essa pessoa decide colher alguns frutos da árvore, que está bem alta.

Os jeitos mais simples, fáceis e rápidos de conseguir esses frutos seriam balançar a árvore ou subir nela. Ambas funcionariam, mas inevitavelmente danificariam os frutos ou o colhedor. 

Como a fome apertou, essa pessoa escolheu balançar a árvore. Passados alguns dias ela preferiu escalar a árvore, o que lhe custou alguns arranhões. Então, ela pensou e teve uma ideia melhor: montou um instrumento de haste comprida com cesto na ponta. Com a nova ferramenta, facilitou a colheita, reduziu os riscos de machucar a si mesma e os frutos!

Marketing funciona para seu negócio como um instrumento que te aproxima dos frutos
Colher jaboticabas com um instrumento é menos arriscado para os frutos e para quem colhe.

Observe que nenhuma das formas de chegar ao resultado pretendido (obter frutos de uma árvore alta) está errada. Porém, o último permitirá reduzir o tempo e a distância entre o desejo e o consumo.

Favorecendo a continuidade dos negócios

O marketing contribui para melhorar a relação empresa-clientes-vendas de uma forma organizada, profissional, com foco no resultado de longo prazo.

O esforço constante de atrair, conquistar e manter clientes pode ser menor ou menos repetitivo, desde que baseado em um trabalho sério e bem fundamentado.

Para quem se aplica

O marketing pode ser aplicado desde empresas agrícolas, indústrias, comércios, prestadores de serviço ou fornecedores de produtos. As diferentes estratégias e ações dependerão da visão de quem está a frente dos negócios e de seus parceiros.

Que a partir de agora, você encontre maneiras de, muito mais que ampliar as vendas de seus produtos e/ou serviços, fortaleça a sua marca dia após dia!

Referências

Kotler P., & Keller K. L. (2012) O que é administração de marketing. Administração de Marketing. 14ª edição, página 3.

O que é marketing? Disponível em https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/. Acesso em 18 de outubro de 2019.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Contate a 23 Studios