Uma coisa é certa: de nada adianta elaborar uma boa estratégia, investir tempo e dinheiro nela se for para o cliente errado. Mas como descobrir como isso está acontecendo?
Segundo um estudo feito pela Comscore em julho de 2019, cerca de 88% da população brasileira acessa as redes sociais Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, Pinterest e Snapchat. Logo, estar presente com uma boa estratégia nesses meios é essencial para crescer e alcançar possíveis clientes.
Ao direcionar corretamente uma campanha, o público-alvo é alcançado, as vendas aumentam, o faturamento da empresa cresce e, consequentemente, o negócio obtém sucesso.
Abaixo, explicaremos como elaborar uma estratégia direcionada corretamente para o cliente de sua empresa.
Como falamos no post anterior, a persona é um perfil fictício baseado em informações específicas de seu cliente ideal, ou seja, é uma visão mais humanizada de um cliente que, junto de outros, compõem o público-alvo. Com a persona definida, é possível ter uma visão mais clara da melhor estratégia para aproximar as pessoas reais que ela representa.
De acordo com Philip Kloter, conhecido como “pai do marketing”, para desenvolver uma boa estratégia é preciso basear-se em três pilares:
É claro que, antes de pensar em tudo isso, você precisa ter o seu público-alvo bem definido, ter um produto ou serviço pertinente e de qualidade. Além disso, precisar saber também onde o seu público se encontra (qual mídia social ele costuma acessar com mais frequência por exemplo).
Assim, ao unir todas essas informações, sua mensagem chegará de forma mais eficaz em possíveis clientes, que terão interesse e efetuarão a compra.
Existem diversas estratégias a fim de atingir o público-alvo, porém, nos dias de hoje, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, o marketing digital é essencial promover o contato da marca nos mais variados canais digitais de comunicação.
Tudo o que é feito na internet fica registrado, facilitando a contagem e a análise de informações. Além disso, a tarefa de atingir o público desejado é facilitada, já que as pessoas podem se cadastrar nos sites que têm interesse, e, de acordo com as suas pesquisas, seu produto ou serviço chegará para aqueles que demonstraram interesse em conteúdos parecidos em algum momento, enquanto navegava online.