fbpx

Valorizamos seu negócio

Crie uma persona para não perder 2020

crie uma persona para não perder 2020

Para quem não quer perder vendas em 2020, o ideal nesse momento é que, antes de executar novas ações de marketing, crie-se a persona que a empresa atende.

Embora já tenhamos falado sobre a persona ideal para o negócio, agora vamos explicar melhor o que é e como funciona, ajudando a entender como ela é tão necessária para as marcas.

Afinal, como é possível desenvolver um produto ou serviço sem saber a quem vai atingir? E como elaborar uma campanha de divulgação sem as informações necessárias para proporcionar interesse às pessoas? 

equipe de trabalho criando uma persona

Você já ouviu falar em persona? Para construir uma persona, é preciso fazer algumas pesquisas e análises de informações, que explicaremos passo a passo nesse artigo. Mas, afinal, o que é uma persona? 

O que é uma persona 

Uma persona é um perfil fictício com base em dados específicos do seu cliente ideal. Ou seja, ela é criada a partir de informações como:

  • Comportamentos;
  • Características e objetivos pessoais;
  • Características demográficas
  • Entre outras. 

Tudo isso traz uma visão mais humanizada e personalizada de cada pessoa que compõem o público-alvo. 

Dentre as informações que uma persona carrega, estão: classe social, idade, formação, no que trabalha, o que costuma fazer no tempo livre, se tem filhos (e, se sim, quantos), quais redes sociais costuma utilizar, paixões e mais. 

equipe discutindo público-alvo

Então uma persona é a mesma coisa que público-alvo? Apesar de eles caminharem juntos, não são a mesma coisa. 

Qual é a diferença de persona e público-alvo 

O perfil de uma persona é mais restrito por possuir mais dados e é mais humanizado, já o público-alvo é uma parcela mais abrangente. Para ser mais fácil de visualizar, vamos exemplificar. 

Definindo um exemplo de público-alvo

Mulheres de 20 a 35 anos de idade, ensino superior completomoram em capitais brasileiras, com renda entre R$4.000,00 e R$10.000,00. 

Agora, vamos definir uma persona

Vitória tem 26 anos, é formada em publicidade e propaganda e trabalha em uma agência de marketing digital em São Paulo (capital). Não tem filhos, é independente, mora sozinha e gosta de passar seu tempo livre lendo bons livros de ficção científica.  

Agora ficou mais visível, certo? A Vitória é um exemplo de pessoa que está dentro do público-alvo, porém, ao descrevê-la com mais detalhes, ela se torna uma persona. 

Crie conteúdos para atrair a persona

Ao gerar novos conteúdos – sejam eles artigos, posts, fotos, vídeos, e-mail marketing etc. – sobre um determinado produto ou serviço com intuito de vendê-lo, será bem mais simples criá-los pensando na persona em si, já que ela terá mais informações a serem exploradas. 

Isso te ajudará a alcançar um público mais específico, pois gera uma maior empatia e possibilita relacionamentos fiéis e duráveis entre cliente e empresa. 

Além disso, ao estabelecer a persona, é possível: 

  • Definir pautas; 
  • Saber qual linguagem adotar nas ações de marketing; 
  • Definir quais palavras-chave serão utilizadas nos conteúdos; 
  • Estabelecer a periodicidade do envio de conteúdo; 
  • Assertividade na comunicação em geral. 
observando as tarefas

Como já dito anteriormente, colete informações de gênero, idade, formação, profissão, onde mora, comportamento, desejos, hábitos de consumo, quais redes sociais mais usam, onde se encontram no funil de vendas e mais. 

Crie uma persona para não perder oportunidades que 2020 ainda pode reservar

Junte todas essas informações e trace um perfil, como se fosse de uma pessoa real; lembrando que é importante dar um nome para a sua persona. Após fazer isso, documente esse perfil, assim, toda a equipe terá acesso a essa persona, podendo elaborar ações e conteúdos pensando nas características dela. 

reunião para definir a persona

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Fale com a 23 Studios