Esta é uma das perguntas mais feitas por que tem blog ou site na internet.
No dia a dia, conversando com clientes e e potenciais clientes, muitos questionam por que o seu site não aparece nas buscas do Google.
Acontece que, a maioria dos concorrentes também quer estar na primeira página, e tem investido pesadamente nisso.
Percebemos que há algumas lacunas no trabalho realizado que podem estar impedindo o conteúdo publicado de ser encontrado pelos usuários. Alguns motivos são:
Conteúdo inadequado
O Google basicamente trabalha lendo textos, é o que ele faz de melhor, ele os analisa e define se você vai ou não aparecer devido a sua qualificação, obedecendo uma série de critérios preestabelecidos. Se o seu conteúdo não atende esses critérios, ele simplesmente é ignorado no mar de conteúdos publicados todos os dias por milhares e até milhões de pessoas.
Eis então algumas dicas para melhorar o seu site e melhorar as chances de aparecer nas pesquisas do Google:
Evite plágios
O Google facilmente vai perceber que o seu texto não é de sua autoria, se foi copiado de outro site, blog ou outros arquivos como consequência ele vai te punir.
Mas como posso começar a escrever?
Escreva você mesmo (ou procure um profissional) sobre o seu produto ou serviço. Escreve e mostre os seguintes aspectos:
- Qualidades e atributos dos seus produtos e serviços;
- Diferencial em relação aos demais concorrentes;
- Publique sobre o meio onde seus produtos ou serviços são usados;
- Fale mais sobre seus produtos e serviços em mais ocasiões.
Linguagem inadequada – “Quando for publicar, o que vai atrair mais: texto informal o formal?” Outra pergunta muito frequente. A resposta é: “depende”. Para cada publicação, vários aspectos sobre seus objetivos e os do cliente devem ser levados em consideração.
Se você deseja um resultado mais eficaz, é importante procurar um profissional pode te ajudar a identificar qual a melhor linguagem que você pode usar para que você não perca tempo escrevendo e publicando o que não vai despertar o interesse para a leitura.
Lembrando que estamos falando do Google, o buscador mais popular e mais criterioso que existe, é importante analisar se você realmente sabe o que seu cliente está procurando quando digita. Veja a comparação abaixo, um exemplo de um cliente que está procurando botas para rali, ou botas para escalar:
O que você escreveu em seu site:
Temos botas de alta performance, e durabilidade, fabricadas em couro de bla bla bla.
Atendemos todo o Brasil
O que o cliente pesquisou no Google:
Bota para raly 39 em campinas, entrega grátis
Percebeu algum(ns) equívoco(s)?
Pois bem esse erro é mais comum do que se imagina.
Por isso, solicite um profissional que ajude a avaliar o seu público, o que ele busca, como ele fala e escreve geralmente. Por mais simples ou complicado que pareça, os internautas têm comportamentos variados e escrever adequadamente (nem sempre corretamente do ponto de vista ortográfico) pode fazer a diferença.
Escrever de forma adequada gerar resultados melhores do que escrever muito e não ser compreendido.
Resumindo: seja assertivo (a)!
Há muitos outros aspectos que podem interferir positiva ou negativamente no seu posicionamento no Google, acompanhe outras publicações que vão ajudar a aumentar ainda mais a chance de você dar os primeiro passos seja qual for o seu tipo de negócio.
Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!
Abraços e até as próximas dicas!