fbpx
Ux definição

O que é UX Design?

User Experience (Experiência do Usuário) Design

Muita gente só fala nisso e você precisa entender que o nome é bonito mas isso já existia antes da internet, e no fim do artigo você descobrirá porque.

ux-laterialQuando se inicia um novo projeto de web site, é dada a largada para uma série de atritos entre programadores, designers e clientes.

Em nossos anos de experiência, já experimentamos não poucas vezes a divergência de opiniões a respeito de cores, formatos, conteúdo e outros detalhes; de um lado, o designer que tem uma formação técnica e alia seus gostos e opiniões com seu conhecimento, de outro lado o cliente que por ser o financiador do projeto se julga no direito de dar sua opinião, sugerir diversas modificações (não que isso seja ruim, o problema está em quando o cliente não compreende que suas sugestões baseadas em intuição podem interferir negativamente na forma como o usuário do web site irá perceber o projeto).

Mas calma!

O conceito chamado User Experience (UX) ou Experiência do Usuário surgiu para tentar solucionar esse embate entre profissionais e clientes, fazendo com que o projeto foque no usuário final. Sendo assim, na fase onde o projeto é pensado, as principais perguntas têm relação direta com o usuário.

Antes de todos os detalhes deve-se definir quem é o usuário que usa o site, que se relaciona com o seu design, site, interface, ou que seja.
 

“Deve se levar em conta a experiência (boa) de preferencia em tudo o que se cria.” 

quem-e-seu-cliente

Quem é o meu cliente (idade, poder aquisitivo, experiencia de internet e navegação em sites) ?;

Como ele navega na internet?como-seu-cliente-navega
Ele/a é experiente na navegação, consegue navegar em sites com muitas páginas, ele/a gosta de textos técnicos, gosta de ebooks, costuma ler e depois ligar para compra em uma loja física, el/a tem o hábito de comprar via boleto ou cartão de crédito?

Por qual dispositivo ele/a navega (celular, tablet, computador)?
Muitos clientes dizem “meu cliente não usa celular, logo não preciso de um web site responsivo” (adaptado para telas menores), e dias depois se assustam quando apresentamos os resultados de navegações e dispositivos móveis!;

 
 
 
 


Quem navega é quem compra?;

Ele leva em conta a concorrência?;

Ele pode ser influenciado na decisão por mídias adicionais (vídeos, áudios)?


Perguntas como as feitas acima influenciam diretamente na forma como o projeto será organizado, executado e consequentemente afetará o resultado final. Muitos concorrentes investem em silêncio nessa estratégia, pois o cliente só vê o resultado, tem dificuldade em identificar o porquê de cada ação no web site concorrente.

Prezar pela experiência do usuário hoje em dia é um dever em cada projeto, muitas empresas se informam mais sobre o cliente com esse objetivo, usando estratégias digitais que incluem entreter, informar e vender causando uma boa experiência de navegação.

Agora um ultimo detalhe, você acha mesmo que considerar a experiência do usuário é uma coisa só da internet? ou você agora acredita que desde sempre empresas estão buscando se comunicar de maneira correta e inteligente. Leve UX design também para seu projeto. 

Quer saber mais como melhorar a experiência dos seus usuários no web site da sua empresa? Fale com nossos especialistas.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *