No momento de mercado competitivo em que vivemos, é importante se atentar a todos os detalhes, as estratégias e fazer tudo de forma correta para que os resultados colhidos sejam positivos. Por isso, nesse artigo, mostraremos a importância de criar uma lista de e-mails eficaz para uma empresa e explicaremos, também, como criá-la.
Mas afinal, você sabe o que é uma lista de e-mails e para que ela serve?
Uma lista de e-mails é um material utilizado no envio de comunicações com objetivo de fomentar os leads e qualificá-los. Aliás, já abordamos em um artigo anterior que os leads são os potenciais clientes que um negócio possui, e, sendo assim, é importantíssimo cuidar bem desse grupo de pessoas.
Aposto que você já ouviu falar em e-mail marketing, mas sabe exatamente como ele funciona e qual a sua finalidade? Pois bem, os e-mails marketing servem como estratégia para promover e divulgar seu negócio e os produtos ou serviços que você oferece. Além disso, o envio desses e-mails ajuda, também, a manter um relacionamento bom e próximo entre a empresa e o público.
Esses e-mails podem conter conteúdos diferenciados e campanhas que levam ao possível cliente novidades, promoções e mais, despertando o interesse do mesmo.
Porém, até chegar aos finalmentes citados acima, é preciso criar uma lista de e-mails eficaz. Para isso, não adianta comprar listas prontas ou utilizar uma lista que encontrou de forma gratuita na internet, pois esses e-mails cadastrados podem não fazer parte do seu público-alvo, e, assim, o objetivo de alcançar possíveis clientes e nutrir os já existentes não será atingido.
Como criar sua lista de e-mails
Não há grandes complicações em criar uma lista de e-mails. Primeiramente, lembre-se de sua persona – o perfil do cliente ideal – e, a partir disso, colete as informações a seguir:
- Nome
- Endereço de e-mail
- Profissão
- Empresa
- Área em que atua
Apenas com o nome e o endereço de e-mail já é possível começar o contato, porém, ter os dados de profissão pode ser importante para o envio de campanhas mais direcionadas.
Mas como criar essas listas? Onde conseguir essas informações?
Estratégias online
Uma das maneiras de conseguir endereços de e-mails de possíveis clientes é por uma troca online. Você pode oferecer materiais gratuitos que são de interesse do seu público, e, para baixá-los, a pessoa precisa preencher alguns campos com informações pessoais, como nome e endereço de e-mail. Lembre-se de deixar claro que, ao concordar com o envio das informações, a pessoa receberá seus e-mails.
Dentre os conteúdos que você pode oferecer estão:
- Ebooks;
- Newsletters;
- Checklists;
- Templates;
- Vídeos;
- Cursos online.
Estratégias offline
Também é possível reunir e-mails fora da internet. Durante eventos e sorteios, por exemplo, você pode conversar com pessoas que compõe seu público-alvo e coletar dados que irão compor a sua lista de e-mails.
Hoje, há soluções que reúnem esses dados e te entregam a lista. Converse com uma agência de marketing digital de sua confiança sobre o assunto, ela saberá te ajudar a criar essa lista, garantindo o resultado positivo.