fbpx

Valorizamos seu negócio

Análise SWOT: o que é e como fazer

ANALISE SWOT
saiba o que é uma análise swot e como fazer uma

Análise SWOT: o que é e como fazer

Existem algumas ferramentas disponíveis para que os empreendedores possam avaliar o mercado, ou traçar metas e objetivos. O ideal é que estas ferramentas sejam utilizados no planejamento estratégico da empresa.

Hoje vamos falar sobre a análise SWOT, que é uma das mais conhecidas ferramentas deste segmento. E que, embora seja mais comum nos grandes empreendimentos, também pode ser utilizadas nas empresas de pequeno e médio porte.

No entanto, você conhece ela? Sabe para que ela serve, de fato? Mais do que isso: ela cabe em sua empresa? Vem conferir essas respostas agora, no artigo que preparamos para você.

O que é a análise SWOT?

SWOT é uma sigla para os termos em inglês: Strengths, Weakness, Opportunities, e Threats. Em português, querem dizer, respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Por isso a análise SWOT também pode ser conhecida como análise FOFA.

passo a passo de uma análise swot

De forma reduzida, podemos dizer que a análise SWOT é uma ferramenta que tem como função avaliar tanto o ambiente interno quanto externo de um empreendimento. Assim, podem ser definidas táticas e objetivos para tornar mais eficaz o desempenho dentro do mercado.

Ou seja, com o auxílio da análise SWOT é possível observar os cenários que circundam a empresa, bem como oportunidades e ameaças que podem afetar seu desempenho. Assim, as decisões podem ser tomadas de maneira mais objetiva.

Conceitos da sigla SWOT

No entanto, de que se tratam esses quatro termos que, juntos, formam a análise SWOT? Vamos falar um pouco mais sobre cada um agora!

  • Forças (Strenghts)

Aqui, é a etapa em que são definidos e esclarecidos todos os pontos fortes da sua empresa. Ou seja, o que o seu empreendimento tem de vantagem sobre a concorrência  – fatores exclusivamente internos.

  • Fraquezas (Weakness)

Neste momento, serão debatidos os pontos que tem prejudicado ou atrasado o melhor desenvolvimento dos negócios. Fazendo algumas perguntas, é possível definir claramente esses pontos, como: o que leva as pessoas a escolherem a concorrência? Os colaboradores estão devidamente qualificados? Existe engajamento com o público?

analise suas fraquezas através da análise swot

Essa fase é muito importante, uma vez que os pontos aqui detectados podem estar atravancando o seu crescimento. Além disso, é fundamental reconhecer todas as falhas para que, só assim, elas possam ser corrigidas.

  • Oportunidades (Opportunities)

Quais são os fatores externos que podem afetar de maneira positiva o seu empreendimento? Desde mudanças no governo, variações do mercado financeiro, até acontecimentos que impactem a sociedade como um todo. É preciso enxergar de que maneira esses eventos, alheios a sua vontade, podem gerar frutos positivos.

  • Ameaças (Threats)

Outro item que depende de fatores externos, são as ameaças. Aqui, podemos considerar os eventos que exercem influência ruim sobre o desempenho de seu negócio. Devem ser analisados em conjunto com o último tópico.

Para que serve uma análise SWOT?

De maneira bem simples, uma análise SWOT serve para que os projetos possam ser implantados. Assim, as ideias passam do papel para a prática. Tudo isso, claro, com o amparo de estratégias mais bem elaboradas, o que torna mais fácil a obtenção do sucesso ao final.

faça seu projeto sair do papel e ir para a prática

Normalmente, a análise SWOT é feita antes da empresa entrar, de fato, no mercado. No entanto, nada impede que ela seja realizada em momentos posteriores, sempre como parte de um planejamento.

Além disso, empresas de todos os portes podem usufruir dos benefícios que essa ferramenta tem a oferecer.

E também é importante que todos os níveis de colaboração da empresa estejam envolvidos nesse processo, ao contrário do que parece. Deixar esse processo nas mãos da gestão pode fazer com que a visão acerca dos fatores externos e internos seja limitada.

Como realizar uma análise SWOT?

A melhor maneira de realizar essa análise é por meio de um brainstorming com sua equipe. Assim, todos podem sugerir ideias, revelar opiniões, indicar dificuldades, tudo de maneira sincera e objetiva.

faça um brainstorming com sua equipe

Então, os pontos necessários são levantados e transformados em um planejamento, que vise colocar em prática tudo o que puder contribuir positivamente com o empreendimento. E com o diagnóstico completo, proporcionado pela análise SWOT, buscar as mudanças necessárias se torna um processo mais simples e viável.

Análise SWOT By 23 Studios

Aqui na 23 Studios nós preparamos uma ferramenta exclusiva para você realizar onde estiver. É rápido, prático e gratuito! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Que bom que você está gostando dos nossos artigos, confira também as nossas redes sociais: YoutubeInstagramFacebookLinkedin

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Fale com a 23 Studios