fbpx

Perigos de não ter um site

Se você ainda não sabe qual é a importância do site para sua empresa, é fundamental entender, primeiramente, quais são os perigos de não ter um site para o seu negócio.

Nós sabemos que as tentações são muitas. Se você quer ter uma loja virtual ou um Market Place, por exemplo, isso pode até parecer uma boa ideia, mais econômica e fácil de viabilizar. E-commerces e prestadores de serviços também podem ficar “tentados” a apenas abrirem um perfil na rede social para vender, como se isso fosse suficiente.

Muitas vezes, as empresas que começam a operar em ambiente virtual utilizam as redes sociais ou o Market Place como uma opção provisória, mas, devido à correria do dia a dia, acabam adiando infinitamente a transição da plataforma para um site próprio e, por tabela, deixam de crescer e correm mais riscos por trabalharem apenas em ambientes administrados por terceiros.

Quando você analisa todas as vantagens de ter um site próprio, percebe que o investimento vale a pena. Veja os riscos mais comuns de não ter um site!

Fique esperto: o site é uma plataforma própria, ao contrário da rede social

Ter um site é contar com uma plataforma que você mesmo controla e tem o domínio para divulgação de conteúdo, que, no caso das empresas, compreende histórico, quem somos, missão, visão, valores, produtos e serviços.

As redes sociais são extremamente positivas nas estratégias de marketing digital, mas devem ser usadas como ferramenta para impulsionar o site de uma empresa, nunca para substituir o site.

Entre os perigos de não ter um site para a empresa é possível citar o investimento feito apenas para a criação de conteúdo para rede social. Pense da seguinte forma: a mídia social é controlada por uma grande empresa de tecnologia e, de uma hora para a outra, ela pode alterar as regras de uso, prejudicando o seu perfil profissional. Isso significa que as redes sociais dependem de critérios dos quais você não participa da decisão.

Por exemplo: os administradores das redes costumam alterar os algoritmos para atualização. Essas mudanças podem comprometer o conteúdo do perfil de uma empresa no que se refere aos tamanhos e quantidade de imagens. Além disso, em perfis corporativos, algumas redes sociais podem limitar os conteúdos gratuitos e criar regras para divulgação.

Base de dados compartilhada com terceiros

No seu site, os dados de seus clientes estão apenas com você. E na rede social? Quem faz todo o rastreio dos seus clientes? E os dados de cada usuário, será que são compartilhados com seus concorrentes?

Muitas informações obscuras ainda cercam as redes sociais. Inclusive, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, chegou a depor no Senado dos EUA, para explicar melhor sobre as práticas da rede social, venda de dados, espionagem, entre outros assuntos delicados.

No seu site, seus clientes e sua empresa estão sob sua tutela, sem riscos ou surpresas desagradáveis.

E se a rede social acabar ou sair de moda?

O site, quando comparado com outras plataformas, tem se mostrado como atemporal, pois não fica sujeito às modas passageiras da internet. O Orkut, até alguns anos atrás, era uma rede social de tremendo alcance. E as empresas que investiram apenas em um perfil no Orkut, como ficaram? Com certeza, saíram perdendo muito!

Outras redes sociais podem não acabar, mas elas podem perder força com o tempo ou ganhar concorrentes. Isso é muito comum!

Até algum tempo atrás, o foco das empresas estava mais concentrado no Facebook. Hoje, muitas campanhas de marketing digital já equilibram melhor os investimentos e partem também para o Instagram. Mas, já pensou nos riscos de uma empresa que coloca todas as fichas apenas em uma rede social? São imensos!

Na rede social, sua empresa corre o risco de perder todo o histórico de postagens caso algum problema ocorra em escala mundial. O mesmo não acontece com o site, que segue intocado, mesmo com o passar dos anos.

Percebeu a importância de ter um site próprio para a sua empresa? Então, invista em uma plataforma personalizada, com layout responsivo, a melhor tecnologia de programação e design profissional. Fale com a equipe da agência 23 Studios e comece a desenvolver a página da sua empresa!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Contate a 23 Studios