Loading
23 Studios

Os seis erros principais do marketing digital

image title

Seis principais erros do marketing digital

e o 7º é um bônus que, se corrigido, pode salvar seu negócio

Imaginar que criar uma fanpage no Facebook ou um perfil de Instagram seja suficiente como estratégia de marketing digital é um grande erro. A empresa que deseja se destacar com uma campanha na internet, deve contar com diversificação de investimentos, consultoria de profissionais especializados e direcionamento de recursos para as campanhas com melhores índices de ROI (Retorno Sobre Investimento). Também é importante analisar as métricas periodicamente e apostar na interação rápida e qualificada com os consumidores.

 

No entanto, o que ocorre é que, em muitos casos, há a adoção de posturas amadoras no uso das ferramentas digitais por parte das empresas, o que pode influenciar negativamente a imagem corporativa, além de afastar os clientes ao invés de atraí-los.

Confira os 6 principais erros cometidos por empresas que tentam trabalhar o marketing digital sem conhecimento ou suporte especializado:

1. Compra de seguidores

Algumas empresas adotam estratégias equivocadas de marketing digital, a fim de inflar seu número de seguidores nas redes sociais. Para tanto, elas fazem a compra de seguidores e curtidas, criando uma falsa popularidade na rede. O ideal é adotar estratégias honestas e profissionais, que possam atrair pessoas realmente interessadas e que gostem da marca, dispostas a desempenhar uma interação real.

Single Image
Single Image

2. Compra de listas de e-mails e contatos

Outro erro é comprar listas de e-mails, uma ação sem segmentação e planejamento, que leva a empresa a ter contatos que podem não ter relevância para o negócio. Considere que:

  • Ter muitos seguidores não significa necessariamente ter sucesso;
  • Anunciar bicicletas para quem deseja comprar carros pode ser custoso e não dar o resultado esperado;
  • Descubra se os contatos são reais, ativos e relevantes para o seu negócio.

3. Deixar de divulgar o diferencial da empresa

Diversas empresas se esquecem de apresentar os diferenciais de seus produtos e serviços na internet, perdendo a chance de destacar a empresa frente à concorrência.

  • Qual seu diferencial?
  • Como você trabalha?
Single Image
Single Image

4. Ser extremamento adepto ao "faça você mesmo"

Outro erro grave é não contratar uma assessoria especializada de marketing digital por imaginar que se trata de um investimento caro. Fazer um serviço que deveria ser realizado por profissionais de marketing por conta própria traz à empresa a chance de cometer erros de difícil reparação ou até mesmo irreparáveis. Pergunte-se:

  • Vou dedicar um tempo e farei eu mesmo todas as atividades da empresa?
  • Tenho a capacitação adequada para todas as tarefas da empresa?
  • O meu cliente também teria condições de fazer o meu produto sem grande perca de tempo e dinheiro?

5. Falta de ineditismo na rede

Empresas que não investem em produzir conteúdos e imagens de alta qualidade também estão cometendo erros. É importante que todos os conteúdos sejam desenvolvidos por profissionais, caso almeje resultados satisfatórios. Pergunte-se:

  • Faria todo conteúdo (vídeos, fotos, textos) com a mesma qualidade que profissionais?
  • O resultado esperado seria atingido?
  • Qual(is) atividade(s) importantes deixo de fazer ao produzir todo conteúdo?
Single Image
Single Image

6. Falta de objetivo claro

O último erro dessa lista diz respeito à falta de objetivo claro nos conteúdos compartilhados nas redes sociais. Toda postagem deve ter um objetivo de comunicação e engajamento.

  • Você quer informar?
  • Engajar?
  • Apresentar novidades?
  • Fazer promoções?

Bônus

7. Não conhecer o seu cliente!

Subestimar o conhecimento de quem é o seu cliente pode custar (além de muito dinheiro) a continuidade dos seus negócios.

Single Image

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *