fbpx

Descubra quem é o seu consumidor

DESCUBRA QUEM É SEU CONSUMIDOR

Descubra quem é o seu consumidor

Adotar a estratégia de descobrir quem é o seu consumidor antes de qualquer ação de marketing para sua marca poderá significar ganho de tempo e resultados mais favoráveis para seu negócio. Saiba de antemão os requisitos que irão te ajudar nessa jornada de descoberta.

Identificando o perfil do consumidor

Imagine uma lista e prioridades em uma empresa. Onde estão os clientes? No topo, certo? Mas você os conhece, sabe exatamente o seu perfil?

Se a resposta for não, vamos te ajudar a descobrir qual é e te mostrar a importância de ter esse perfil bem definido para colher bons resultados na empresa.

O perfil do consumidor pode ser definido como uma soma de características, comportamentos e valores notados em um público específico.

Esses fatores incluem os culturais, sociais, pessoais e psicológicos, que precisam ser colocados na ponta do lápis, antes de serem analisados para traçar o perfil de consumidor.

Importância de saber o perfil do consumidor

Saber exatamente qual o perfil do seu consumidor é um quesito obrigatório na hora de criar estratégias de marketing, ações de marca e realizar vendas.

Com o passar do tempo, houve um aumento da competitividade no mercado junto do avanço das tecnologias, e, com isso, o público acabou se tornando mais participante nas relações comerciais. Consequentemente, as lojas precisaram atrair e fidelizar clientes, dando a eles o que eles procuram.

Ao saber o que o seu consumidor deseja, você ampliará as possibilidades de venda, saberá como criar uma boa imagem para ele e consequentemente elevará o faturamento da empresa.

O que você deve saber para criar um perfil de consumidor

Para elaborar um perfil de consumidor, é necessário que alguns passos sejam seguidos. Para te auxiliar, selecionamos algumas dicas:

  • Colete as seguintes informações: sexo, idade, estado civil, localidade, renda, profissão e interesses;
  • Acompanhe a navegação de cada usuário identificado dentro das mídias digitais; com isso, é possível recolher dados sobre interesses que estão implícitos;
  • Identifique quais são os canais – Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, e-mail, etc. – que seus clientes mais utilizam, pois isso diz muito sobre eles e, até, onde você mais deve investir.

Como analisar as informações que você tem do seu consumidor

Use a tecnologia ao seu favor. Hoje em dia, existem diversas plataformas online que reúnem, analisam e monitoram informações e que entregam, nesse caso, exatamente o público que você está querendo descobrir.

Agências digitais também fazem esse trabalho por você; elas costumam ter profissionais capacitados e parcerias com plataformas especializadas.

Quais fatores influenciam seus consumidores

Muitos fatores podem influenciar os interesses e as compras dos consumidores. Portanto, é importante que você saiba quais eles e como o influenciam.

Saber sua classe social, faixa etária, cultura, se costumam comprar em lojas físicas ou em lojas online, necessidades, tendências, mercado, economia e opinião de outros consumidores implica em identificar fatores que influenciam diretamente os clientes.

Saiba quem é o seu consumidor, como ele pensa e se comporta

Grupos de consumidores costumam pensar e se comportar de forma parecida dentro de determinados contextos.

Estudando as características que fazem parte do padrão do grupo que você atingir irá ajudar e muito no seu projeto de comunicação digital, que é onde a maioria dos seus consumidores está neste momento.

Ou seja, sabendo quem é, como pensa e se comporta seu consumidor, você criará oportunidades vendas no curto prazo.

Ao colocar ações assertivas em prática, conseguirá analisar os seus resultados já pensando em novas estratégias que, no longo prazo, poderão manter sua marca viva, ativa e relevante na mente desse consumidor.

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Contate a 23 Studios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *