fbpx

O que é Big Data e como se aplica no marketing digital

Você é uma pessoa que procura por tendências da tecnologia? Se sim, já deve ter ouvido falar em Big Data. Entretanto, você sabe realmente o que é isso e como ele se aplica no marketing digital?

Big Data é um termo de tecnologia da informação (TI) que faz referência a conjuntos de dados que são gerados, processados e armazenados diariamente. Em resumo, é um meio que permite aos negócios coletar informações importantes para a tomada assertiva de decisões. 

De acordo com o Seagate, a esfera de dados global crescerá de 33 zettabytes em 2018 para 175 zettabytes até 2025. Número esse que afirma a importância do processamento das informações e de utilizá-las de forma correta. 

Características do Big Data

Os principais aspectos do Big Data podem ser definidos por 3 Vs

  • Volume – grande quantidade de dados coletados por meio de diferentes fontes. 
  • Variedade – formatos de geração dos dados, que podem ser estruturados ou não estruturados. Informações estruturadas são numéricas e não estruturadas são documentos em texto, imagem, vídeo, áudio etc. 
  • Velocidade – rapidez com que os dados são transmitidos e processados. 

Além desses, para tipos diferentes de negócios também existem outras dimensões, como variabilidade, veracidade e valor. 

Vantagens de aplicar Big Data nas empresas

Ignorar dados e criar estratégias sem base é a receita para o fracasso; então, é importante que as empresas tenham acesso a grandes quantidades de dados, e, mais que isso, é importante tratá-los corretamente.  

Ao analisar o Big Data, é possível:

  • Identificar, categorizar e gerenciar clientes antigos, atuais e novos;
  • Descobrir quais os serviços e produtos mais e menos procurados e vendidos;
  • Saber por quais canais as pessoas estão chegando até a empresa (se foi pela busca do Google, inbound marketing, indicação, entre outros) ;
  • Entre outros.

 Tudo isso ajuda, e muito, a saber se a empresa está tomando decisões corretas, está elaborando estratégias eficientes e está gerando resultados positivos. 

Muitas empresas se beneficiam do uso do Big Data para atender a desejos dos clientes antes mesmo que eles falem quais são essas vontades. A Netflix é um exemplo disso. Por meio dos dados gerados a partir das suas escolhas de filmes, séries e documentários, a empresa te oferece recomendações assertivas.  

Como o Big Data influencia o marketing digital 

Antes de mais nada, é preciso saber sobre a importância do marketing digital para então uni-lo ao Big Data e alcançar resultados positivos.  

Todas as visitas, cliques, curtidas, rolagens de tela e mais mostram informações preciosas sobre o comportamento dos usuários em seu site. A partir disso, o Big Data torna possível coletar essas informações e o marketing digital mostra quais são os resultados dessas ações.  

Dentre os benefícios dessa união, estão: identificar comportamentos dos clientes, segmentar leads, criar mensagens personalizadas, elaborar campanhas e estratégias assertivas e muito mais. 

Ter uma agência de marketing digital por trás de todo esse trabalho é essencial para que tudo aconteça de forma adequada. Por isso, invista em uma agência e colha os resultados que espera. 

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Contate a 23 Studios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *