fbpx

Valorizamos negócios

Jornada da Venda

A Jornada da Venda perfeita seria uma linha reta, mas a verdade é que nela existem muitas curvas. E é sobre elas que vamos falar agora.

A Jornada da Venda perfeita seria uma linha reta, mas a verdade é que nela existem muitas curvas. E é sobre elas que vamos falar agora.

O que é a Jornada da Venda

A trajetória do consumo é feita de várias etapas invisíveis, mas tão reais quanto o ar que você está respirando agora. Nem sempre acontecem na ordem que falaremos adiante, o você precisa saber agora é que elas existem e como elas funcionam.

Etapas da Jornada da Venda

Quando o cliente descobre que tem um problema, ele parte em busca de uma solução. E é aí que sua marca entra em ação. Da busca ao consumo ele vai:

1) Conhecer as marcas

De forma passiva ou ativa, ele vai descobrir quais são as empresas que resolvem o problema que ele/a quer resolver

2) Gostar de algumas marcas

Agora que ele/a já as conhece, ele vai selecionar as melhores, buscando no seu cérebro experiências passadas que o ajudarão a decidir, separando quais marcas continuarão fazendo parte das opções de consumo

3) Escolher a melhor opção do momento

Após selecionar as melhores opções, o futuro cliente gosta de de ter convicção de estar fazendo uma boa aquisição, por isso ele conversa ou pesquisa mais sobre a empresa, obtendo informações para o assegurar antes de tomar a decisão de compra que fará uma boa escolha

4) Comprar o produto ou serviço

Aqui nessa fase que muitas empresas pecam, porque acham que o cliente agora está somente preocupado com o bem ou serviço que irá usufruir.
Mas a verdade é que, na mente dele ainda estão sendo consideradas todas as experiências relacionadas ao ato da compra, por exemplo, o atendimento, o relacionamento, quem ele recorre se o produto ou serviço não entregar aquilo que ele esperava.
Se você for negligente nessa etapa, provavelmente perderá grandes chances de realizar novas vendas para o mesmo cliente ou para outros que ele vier a indicar.

5) Recomendar para seu círculo social

Todo seu trabalho tem uma recompensa muito maior que a venda inicial quando você chega nessa fase. Porque a influência que o cliente exerce sobre outros possíveis compradores é tão ou mais forte que qualquer outro trabalho de publicidade que você venha a fazer paralelamente às estratégias que você trabalhou em cada uma dessas fases.
Por isso, vale a pena todo o esforço de ajudar o cliente a percorrer os caminhos que muitas das vezes são tortuosos, nem sempre possuem linhas retas.

Melhore a experiência de marca na Jornada da Venda

E então, agora que você já sabe mais sobre os caminhos que seu futuro cliente percorre antes, durante e depois das vendas, o que você acredita que ainda falta para que esse jornada seja cada vez melhor?

Na 23 Studios, nossa equipe de assessoria leva marcas a sério, realizando consultoria e assessoria para ajudar sua marca a estar cada vez mais perto dos seus clientes. Clique no link abaixo e venha conversar com a gente!

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Fale com a 23 Studios