fbpx
IDEIAS DE CONTEÚDO PARA PRODUZIR

Para que você precisa de ideias de conteúdo? O conteúdo tem o poder de agregar valor à sua marca e preparar o cliente para novas compras. Mas é preciso muito cuidado desde a concepção da ideia.

Por onde começar?

Às vezes você vê outras empresas produzindo conteúdos maravilhosos, seja da concorrência ou de outros empreendimentos, e tem o desejo de fazer a mesma coisa, mas não sabe por onde começar.

ideias de conteúdo para serem produzidos

Para te ajudar, separamos para você algumas ideias para servir como ponto de partida para o planejamento de conteúdo da sua marca:

Antes de tudo, seja autêntico

Saiba que você pode até se inspirar em outros conteúdos e não há nada de errado nisto. O problema é quando você opta por “pegar emprestado” conteúdos prontos de outras marcas, que além de dificultar a identidade da sua marca ainda pode implicar em processo por estar utilizando material com direitos reservados. E não queremos nada disso, não é mesmo?

Comece pelas dúvidas frequentes dos seus clientes

Com certeza você começou um negócio que ajudaria as pessoas a resolverem problemas do seu dia-a-dia. Os clientes que acreditam no seu trabalho são ótima fonte de informação. Lembre-se daquelas dúvidas que são as mais comuns, aquelas que você já pode até estar cansado de tanto responder, mas que para novos clientes ainda podem ser novidade.

conteúdo baseado em dúvidas frequentes dos clientes

Descubra os erros comuns de uso do produto ou serviço consumido e ensine-os formas de corrigir

Ainda que você tenha fornecido manual junto com o produto ou a usufruir dos seus serviços, muitos acabam negligenciando as boas práticas por pressa, preguiça ou por terem dificuldade de assimilar  o formato das instruções fornecidas (texto por exemplo).

Nesse caso, experimente criar algo que mostre quais são e o que podem fazer, de forma simples, em um formato mais atraente para o público-alvo (vídeo por exemplo).

Tutoriais ou passo-a-passo

Ensinar a fazer não significa que você vai “entregar suas ideias de graça!” Você pode ensinar como aplicar o seu produto ou serviço de diversas maneiras. Se você cria fermentos, pode ensinar diversas receitas de doces e salgados que usam seus produtos como ingredientes.

produção de tutoriais ou passo-a-passo

Se você desenvolve peças de roupa, pode mostrar como elas se aplicam em determinadas estações do ano e de acordo com a moda da época que estão sendo comercializadas.

Guias

Os e-books são excelentes neste quesito, e aqui o que interessa é o design atraente e a relevância. Criar guia no formato .pdf que pode ser aberto nos principais smartphones e computadores mais recentes facilitam a montagem ou aplicação de serviços.

produção de conteúdo para ebook

A montagem de um móvel, como uma bicicleta ou brinquedo, que podem ser feitas sem muita qualificação, são ótimos exemplos. Instituições de ensino de pré-vestibular podem elaborar guias de como se preparar para a temporada dos principais vestibulares do país.

Ideias de conteúdo para canal no YouTube

O YouTube sem dúvidas se tornou um dos canais de comunicação mais populares do Brasil e do mundo, pela facilidade do acesso e pelo engajamento. Você pode criar um canal no YouTube para sua marca, para distribuir os conteúdos. Use uma linguagem que aproxime sua marca do seu público, sem “forçar a barra”, lembrando que autenticidade é fundamental.

produção de conteúdo para youtube

Mostre o processo e não somente o produto final

Vídeos que mostram você criando um produto ou produzindo determinado serviço podem fazer com que o cliente perceba que há esforço e cuidado na preparação daquilo pelo qual está pagando. Mas tome cuidado! Esteja certo de que normas do seu setor (higiene por exemplo) estão sendo seguidas, caso contrário, pode gerar o efeito contrário, isto é, mostrar que seu produto ou serviço “não vale o que custa”.

Ideias de conteúdo para Instagram

O ponto forte do Instagram ainda continua sendo as fotos, mas atualmente há outros formatos que podem ser aplicados, como os Stories (conteúdos que somem em 24 horas) e vídeos. Além das ideias já mencionadas, você pode compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos, fotos e vídeos dos produtos e serviços sendo usados, dicas importantes e novidades do setor.

ideias de conteúdo para instagram

Digamos, por exemplo, que sua empresa seja uma imobiliária. Dependendo do seu perfil de cliente, é interessante compartilhar não somente novidades sobre contratos, alterações na lei e na administração de imóveis, mas também dicas que facilitem o dia-a-dia dos proprietários e inquilinos, ajudando-os a tornar a experiência deles ainda mais positiva, mostrando que você os entende e está disposto a oferecer conteúdo de qualidade que os ajude a tomar decisões melhores.

Ideias de conteúdo para blog

Foi-se o tempo que os blogs eram somente um ambiente para uso pessoal ou de caráter informativo. Conteúdo de marketing, isto é, que atraia e mantenha clientes engajados também pode fazer parte deste tipo de canal.

mulher conferindo conteúdo para blog

Nesse ambiente, você pode investir em um conteúdo mais robusto, ou seja, que ajude não somente a “derrubar as barreiras” que o estão impedindo de consumir de você, mas também que transmitam confiança na sua marca, que você sabe o que está fazendo e está sempre em busca de novos conhecimentos, inclusive para eles.

Gerador de ideias de conteúdo

Seria ótimo que existisse um gerador de conteúdo automático, não é mesmo? Assim já poderíamos sair por aí produzindo e publicando. Mas a verdade é que, quanto mais você se habituar a produzir novos conteúdos e receber feedback dos clientes, mais você irá entender e aperfeiçoar as novas produções.

parceria para produção de conteúdo

Entendendo qual é a essência que melhor identifica sua marca e atrai a atenção da sua persona, o processo poderá ser aperfeiçoado e daí então você já poderá começar a pensar no próximo passo: o de manter a qualidade e contar com parcerias que façam esse trabalho por você, que estará cada vez mais focado em entregar novas soluções para os clientes.

Lembre-se volume não é qualidade

Não há uma receita pronta, mas um caminho por onde você pode começar a trilhar e em seguida construir a própria estrada!

Brinde! Mais ideias de conteúdo para produzir: assunto que está em alta; relatórios de pesquisa; reviews ou resenha; notícias; listas; pesquisas; entrevistas; guest posts; estudos de caso; histórias de sucesso; dicas; série de posts; datas comemorativas.

A 23 Studios é uma agência especializada em marketing digital que está no mercado há 18 anos fazendo com que empresas tenham cada vez mais sucesso. Estamos à disposição para ajudar você também. Faça contato!

Que bom que você está gostando do nosso artigo, confira também as nossas redes sociais: YoutubeInstagramFacebookLinkedin

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Contate a 23 Studios