fbpx

Valorizamos seu negócio

Calendário editorial

calendário editorial
calendário editorial

Saiba por que você deve criar um hoje mesmo

Muitas pessoas têm dificuldades para organizar as suas postagens, seja nas redes sociais ou em blogposts, ou até mesmo no YouTube para o caso de vídeos.

Um dos grandes segredos que há por trás de grandes produções ou de boas produções em sequência é algo simples: o calendário editorial.
Mas o que é o calendário editorial.

O calendário editorial seria como se fosse a planta do seu projeto, com metas definidas e ações a serem tomadas em curto, médio e longo prazo, sempre observando datas e o que deve acontecer a cada dia.

Por que criar um calendário editorial?

Se você fosse construir uma casa e quisesse ter um bom resultado, você começaria providenciando um projeto, correto? Ele seria o mapa que garantiria que o real estaria igual ou bem próximo do previsto.

Voltando para o universo digital,  se você já começou e nunca parou para fazer um calendário de editorial e tem se frustrado por não realizar seus objetivos, então está na hora de você repensar toda a sua estratégia.
O calendário editorial te ajudará a observar:

  • Datas que não podem ser esquecidas;
  • Datas especiais que te ajudam a promover o seu negócio em momentos em que a audiência estará aberta a te ouvir;
  • Criar uma sequência lógica para os seus posts e vídeos, mantendo o seu público muito mais engajado;
  • Ajudará a manter você e a sua equipe focada em um objetivo claro, algo extremamente importante em tempos em que surgem diariamente modas e tendências que muitas vezes não darão em nada ou dispersarão a atenção quando o efeito deveria ser o contrário.
  • Descobrir se está no caminho certo ou não, se há modificações ou melhorias a serem feitas quando necessário.

Como montar um calendário editorial?

Após você criar a sua persona (identificar seu cliente ideal) um ponto muito importante na criação do seu calendário de editorial será definir quais são os conteúdos que você quer produzir. Você pode utilizar uma planilha, onde irá preencher informações como:

  1. Relacionar principais datas comemorativas ou importantes do seu mercado;
  2. O dia que serão realizadas as postagens;
  3. Temáticas a serem abordadas;
  4. Se você tiver mais de uma persona criada, é interessante você verificar para qual personagem será criado este conteúdo;
  5. Outro ponto importante é você apontar qual é o principal objetivo que você tem ao escrever esse post alguns exemplos: fazer com que o meu cliente conheça um novo produto ou solução, revelar uma curiosidade que poucas pessoas sabem sobre o meu mercado, ajudar os clientes que estão orçando comigo a ter mais confiança no meu trabalho.

Esses conteúdos podem ser organizados seguindo a sua disponibilidade de tempo para prepará-los, ou seja, se você tem várias ideias e não consegue produzi-las todas de uma vez só, você pode listá-las e distribuí-las em um calendário. 

Você precisa cumprir o que planejou!

Entenda que, a partir do momento que sua audiência começou a receber seus conteúdos, será ainda mais importante você manter a constância de publicações, uma vez que você já gerou certa expectativa implícita a cada novo post.

O engajamento dificilmente se manterá se você, por exemplo, enviar um conteúdo em um dia e voltar a publicar 30 dias depois. É preciso estabelecer um timing, isto é, algo que não canse mas também que não gere “amnésia” da sua marca.

Qual a frequência ideal de postagens?

A maioria das pessoas quando começam a montar um calendário editorial ficam preocupadas com esse ponto, que isso é mais comum do que se imagina.

Se você está começando, o recomendado é você começar com um post semanal, se você acredita que consegue manter uma frequência de mais de um post por semana não tem problema algum.

Porém lembre-se: a frequência que você começar agora você precisará mantê-la, lembre-se que a sua audiência está o tempo todo te acompanhando.

Caso precise alterar a frequência, faça de forma planejada para evitar frustrações, entendendo que mudanças são percebidas de forma diferente, dependendo de cada pessoa.

Bônus

Qual melhor horário para posta no Instagram?

Leia agora mesmo este post: https://gdss23.com/melhor-horario-para-postar-no-instagram/

Lista vip!

Vantagens

  • Receber dicas que não estão em nosso blog;
  • Saber sobre artigos e videos que serão publicados;
  • Receber nosso materiais como planilhas, calendários etc.

Nunca mais diga que você não consegue crescer, pois, tem pouco dinheiro para investir em marketing, os materiais enviados para nossa lista são todos gratuitos e vão te ajudar!

Clique e se inscreva Grátis na nossa lista

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Fale com a 23 Studios