Durante a história ou acontecimentos ao longo da história, você já deve ter ouvido o seguinte ditado popular: “melhor prevenir do que remediar”, significando que em alguns casos é melhor acertar as coisas e tomar todas as medidas necessárias, em vez de correr o risco de ter que consertar ou sofrer as consequências mais tarde. Sendo assim, dentro de uma empresa é extremamente importante que todos os acontecimentos em geral sejam divulgados, para que assim erros sejam evitados, prevenindo em vez de remediando. Os relatórios de ações digitais muitas vezes são muito importantes para o conhecimento das empresas, mas afinal o que são eles?
O que são relatórios de ações digitais?
Mais do que um documento com métricas e análises, o relatório das ações digitais é uma das principais ferramentas estratégicas e de geração de valor para seus clientes ou para sua própria empresa. Pois é nela em que você irá registrar não apenas a performance e demais resultado alcançados, mas também algumas ameaças em que seu negócio pode acabar tomando durante o trabalho digital.
Entretanto, para você que está pensando que apenas empresas com formatos digitais necessitam desses relatórios de ações digitais, saiba que até mesmo você que não possui ação direta de venda, no campo digital, mas acaba por desenvolver sua publicidade ou marketing da empresa, também necessita de relatórios de ações digitais, pois eles é quem delimitam como a sua empresa está atingindo seu público e como ela está sendo recebida e comentada.
Tipos de relatórios
Seja em PDF, apresentação de slides ou qualquer outro formato, seu relatório primeiro precisa ser de fácil compreensão, tanto visualmente quanto a partir das informações registradas neste material. Para tornar ainda mais didático esse relatório, é comum buscar modelos de relatórios ou templates específicos para apresentar à sua própria empresa ou aos seus clientes, até mesmo porque o tipo de relatório dependerá muito de como seu negócio se comporta, quais os objetivos dos relatórios, se serão apresentados para todos seus colaboradores, ou apenas para a rede de marketing, da empresa, por exemplo.
Por isso, identifique, antes de tudo, os indicadores do seu negócio, o público alvo, as oportunidades de venda em cada contexto demográfico, isso ajudará com que este relatório, no final das ações sejam compartilhadas e forma mais direcionada, pensando em uma melhor forma e para um destino específico.
Desenvolvimento empresarial e os resultados
Dessa forma, selecionar e extrair dados para relatórios diretamente de fontes como plataformas de publicidade, web analytics, automação de marketing e até vendas podem ser usados para rastreamento e coleta de resultados. Porque, muitas vezes, analisar um determinado gráfico apresentado por um site ou rede social de forma individual acaba levando muito tempo, senão inútil, e o relatório de ações digitais desempenha esse papel combinado.
Neste ponto, existem ferramentas dedicadas à extração e geração de relatórios, com filtros e dashboards personalizados e o melhor de tudo: integrações que permitem atualizar o formato em uma fração do tempo. Então, uma vez extraídos esses dados, eles devem ser inseridos no relatório e usados como comparação com os dados do mês passado ou mesmo com as metas estabelecidas, pois para cada métrica é uma forma de mostrar a evolução de cada ação o resultado.
Por esses motivos, sua empresa não pode mais deixar de acompanhar ou não receber os devidos relatórios de ações digitais que estão sendo produzidos para a própria empresa, pois os relatórios mostram se os objetivos de marketing estão sendo atingidos e se estão no caminho certo, ou se a agência está trabalhando para melhorar a cada nova ação realizada, pois os números são dados valiosos para o seu negócio.
Dicas a partir dos resultados
Portanto, ao aderir ao uso dos relatórios de ações digitais, você terá alguns benefícios ou ações diretas de marketing que o farão pensar de forma imediata em inserir esta metodologia em sua empresa que são:
Por exemplo, você poderá determinar quantos contatos foram criados a partir de uma promoção específica para clientes ou tags compartilhadas, medindo assim a eficácia de suas campanhas de marketing. Assim, você começará a tecer seus objetivos, analisando quantos visitantes, contatos e clientes você pretende gerar e foram atingidos com sua respectiva promoção inicial.
Além do mais, independente de qual ferramenta você esteja usando sejam elas: redes sociais, e-mail, ou seu site corporativo, dependendo do número de visitantes, contatos e consumidores que deseja gerar, você conseguirá ver seu sucesso ou suas zonas de conflito. Após os relatórios emitidos, compare seus objetivos, pois isso o ajudará a determinar suas expectativas para ações futuras e avaliar se você está executando campanhas eficazes.
Você também poderá saber se seu conteúdo seja de fácil compreensão ou entendimento, pois após gerar conteúdo, é importante perceber se você está realmente gerando resultados, de que forma, se os textos estão bem redigidos, se os tópicos, títulos, formatação e promoção estão realmente em alinhamento e convidativos (essenciais para um negócio de sucesso).
Essas pesquisas mostrarão qual conteúdo são visualizados por seus clientes, e o que mais chamará atenção, fazendo com o que o indivíduo migre para sua página de destino e página de conversão. Portanto, ele filtra os resultados do relatório e se concentra apenas nas postagens. Outras ferramentas também podem fornecer relatórios com dados sobre o número de visitas ao seu site corporativo, comercial ou digital, como o caso do Google Analytics, que é amplamente utilizado para esta função de relatar.
Outro benefício que pode ser ilustrado nas notícias é como os conteúdos, publicações ou produtos da sua empresa geram mais visualizações ou seguidores. Por isso, algumas publicações não são a única forma de conteúdo que traz conversões para o seu negócio. Na verdade, a maior parte disso é feita a partir de sua página, sobre sua forma de segmentação. Portanto, identifique essas partes conforme necessário no processo de monitoramento e nutrição de cada contato e analise se esses contatos passam por alguma dessas partes antes de fazer ou “negar” uma determinada conversão. Isso pode indicar se você precisa repensar os formatos da sua empresa ou a metodologia de divulgação de marketing.