fbpx

Valorizamos seu negócio

Marketing para o agronegócio: como se tornar uma autoridade no agro

O marketing é uma ferramenta extremamente importante para o agronegócio, afinal o agro é hoje um dos setores que mais impulsiona a economia do país, sendo que no ano de 2021 representou quase 2,5% do PIB nacional.

O marketing no setor do agronegócio já é visto como crucial e um grande aliado para o setor, afinal o marketing influencia a decisão de compra, podendo ser aplicado para o impulsionamento das vendas, para encontro de grandes fornecedores, para divulgação de seu trabalho e claro, para ficar por dentro das principais novidades e informações sobre o agronegócio. Esses são alguns tópicos de assuntos importantes que veremos neste artigo.

  1. Invista em descobrir o seu diferencial
  2. Invista em uma imagem profissional e que transmita a confiança
  3. Adote estratégias do mundo digital
    3.1 SEO;
    3.2 Produção de conteúdos;
    3.3 Redes sociais;
    3.4 Produção de vídeos;
  4. Tenha constância na comunicação com o seu público

Independente do tamanho de seu negócio, aplicar o marketing no setor do agronegócio traz diversos benefícios, além de maximizar os resultados de seu negócio. Entretanto, para obter os benefícios da aplicação do marketing no agronegócio é necessário conhecer quais as principais estratégias de marketing que já são aplicadas atualmente neste setor e definir quais as melhores para seu negócio e seu nicho.

1. Invista em descobrir o seu diferencial

Uma das estratégias mais importantes e primordiais para traçar boas estratégias de marketing é o descobrimento dos diferenciais de seu negócio. Ao descobrir o ponto forte de seu negócio e qual o impacto dele em determinado nicho do agronegócio, é possível explorar melhor esse ponto forte e investir em oportunidades que irão gerar retornos para o seu negócio, atraindo também novos consumidores e aumento do valor agregado ao seu negócio e produtos.

2. Invista em uma imagem profissional e que transmita a confiança

A imagem de um negócio é uma das coisas mais cruciais para a divulgação e reconhecimento do negócio, podendo ser o motivo do sucesso ou então o fracasso da estratégia de marketing desse negócio.

Não basta apenas ter uma imagem consolidada no setor do agronegócio, é necessário que a imagem transmita a profissionalidade e a confiança necessárias para se destacar nas redes sociais, ser facilmente lembrada pelo público e criar uma presença digital marcante no setor. É através da imagem profissional também que os clientes identificam os valores e serviços que são oferecidos pelo negócio.

3. Adote estratégias do mundo digital

Não basta apenas ter uma boa imagem e reconhecer o seu diferencial, é necessário movimentar as redes sociais e adotar estratégias para a criação de conteúdo que já são aplicadas na área, garantindo o reconhecimento positivo de seu negócio.

3.1 SEO:

A sigla SEO é usada para se referir a otimização de sites. Ao investir em um SEO, você aumenta as chances de que seu site seja melhor classificado no Google. Na prática, sempre que uma pesquisa sobre o setor de seu negócio for realizada seu site aparecerá nas primeiras classificações.

É comum que ao realizar uma pesquisa, a pessoa selecione os primeiros sites que aparecem como resultado de busca, por isso, com estratégias de SEO aplicadas, seu site ficará melhor rankeado e consequentemente aumenta a atração de consumidores e as chances de realizar bons negócios, visto que o agronegócio é um assunto muito procurado neste site de busca.

3.2 Produção de conteúdos:

Produzir conteúdos de qualidade é algo essencial para a movimentação não só das redes sociais, mas para todo o marketing digital. É importante demonstrar para seus clientes já consolidados, e também clientes em potencial, que seu negócio tem domínio sobre o assunto de seu nicho.

No setor do agronegócio, é necessário estar por dentro das novidades da área e produzir conteúdos que instruam acerca das dificuldades de seu público alvo e possíveis soluções de seu negócio, além é claro de conteúdos de venda e promoções. Entretanto, é necessário ter atenção ao tipo de linguagem usada na produção do conteúdo, afinal a linguagem utilizada no LinkedIn não é a mesma usada no Instagram, tampouco parecida com a linguagem usada em um blog.

3.3 Redes sociais:

As redes sociais são importantes aliadas não só para a divulgação de conteúdos produzidos, mas também para a captação de novos clientes. As redes sociais são também uma forma de se aproximar de seu público, sendo um bom local para uma interação mais próxima com o cliente.

É importante ter atenção às redes sociais: elas podem ser um ótimo local de aproximação com o cliente, mas é necessário responder aos comentários dos clientes, esclarecer dúvidas e se mostrar presente nesses canais. Além disso, na hora de planejar as publicações das redes sociais é necessário identificar os tipos de conteúdo que serão compartilhados, como conteúdos informativos, atrativos, agregadores e claro de divulgação dos produtos e soluções agrícolas de seu negócio.

3.4 Produção de vídeos:

Os vídeos são ótimos tipos de mídia para o marketing digital, principalmente para a divulgação de conteúdos, pois os vídeos abordam os conteúdos de forma interativa. Embora os vídeos dêem maior trabalho para serem produzidos e editados, eles ajudam a auxiliar no engajamento rendendo maior alcance e interação.

É importante também conhecer quais as ferramentas de vídeo para cada plataforma. Por exemplo, a plataforma de vídeos Youtube permite até mesmo a criação de vídeos interativos, com breves esquetes, permitindo uma interação instantânea enquanto o vídeo é assistido. Já no Instagram, vídeos do tipo Reels no Feed são os mais visualizados e que proporcionam maior engajamento nessa rede social, além de ser possível associar hashtags, que permitem maior alcance de seu conteúdo.

4. Tenha constância na comunicação com o seu público

Há um certo mito sobre a necessidade de se postar todo dia em redes sociais, mas isso não é totalmente errado. Embora não seja necessário postar todos os dias, afinal cada setor deve possuir um padrão, manter uma constância na postagem é também uma estratégia de marketing, e extremamente importante para manutenção do engajamento.

É necessário não só ter uma constância de postagem, mas também uma rotina: dia e horário estabelecidos antes da postagem. Além de auxiliar no engajamento, a constância de publicações ajuda também a demonstrar que aquele negócio está ativo, afinal não há nada pior para a captação de novos clientes do que a visita a uma rede social que não posta há semanas. Não há uma regra para a postagem, afinal cada setor e cada nicho possuem suas particularidades. Como o agronegócio é um setor vasto, as publicações podem ser mais frequentes, pois há bastante conteúdo a ser produzido sobre.

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Fale com a 23 Studios