Ao planejar estratégias de marketing digital, muitas pessoas colocam em seu “mix de ações” o e-mail marketing, considerada há muitos anos uma excelente estratégia de marketing direto, ao possibilitar um contato muito mais rápido com o seus clientes.
Porém, vamos listar aqui alguns dos principais erros que você deve evitar antes de começar a sua campanha.
Não se preocupar com uma boa chamada
Mesmo evitando os erros que comentaremos abaixo, na pressa de realizar o envio poucas pessoas se preocupam em fazer uma boa chamada. O conteúdo pode até ser interessante, mas o e-mail chega na caixa do cliente mas sem um título chamativo, fazendo com que em diversas ocasiões o cliente não abra a sua mensagem.
Portanto, é muito importante que, quando você for fazer a sua estratégia de e-mail marketing, pense já no início em como criar um título impactante para que ative a curiosidade do seu destinatário e ele abra a sua mensagem.
Não prestar atenção à frequência e volume de envios
Pare e pense com sinceridade: você lê diariamente todos os e-mails de campanhas que chega à sua caixa de entrada do seu e-mail? Ou se lembra daquela marca que você se cadastrou para receber novidades e nunca mais te mandou uma promoção sequer?
Pois bem, muitos querem fazer campanhas de e-mail marketing esperando excelentes resultados logo no começo, desconsiderando que há um período de “latência” no qual o cliente assimila o que viu, ouviu ou leu, e por isso na ânsia disparam mensagens sem parar, ou então adotam o contrário: por achar que não surtiram o resultado esperado, enviam uma única campanha e depois param.
O e-mail marketing deve ser encarado como o marketing direto de relacionamento, e para que essa estratégia realmente funcione você precisará manter uma certa cadência (nem pouco demais e nem em excesso), evitando o temido “unsubscribe” da lista ou o então o completo esquecimento.
Escolher mal o servidor de envio
É certo que o conteúdo e o visual da campanha de e-mail marketing precisa ser muito bem elaboradas, mas não escolher cuidar da parte técnica e deixar de escolher cuidadosamente uma boa ferramenta de gestão de e-mail marketing pode prejudicar e muito os resultados desejados.
Isso acontece porque ele é o responsável por entregar a sua mensagem, o servidor precisa atender os requisitos técnicos para que o seu receptor, ou seja, o seu cliente consiga receber a mensagem de maneira adequada, e que ela evite ao máximo não ser enquadrada como Spam (lixo eletrônico).
Além das configurações, outros critérios técnicos mais profundos precisam ser levados em conta pelo seu servidor, tais como a política aplicada a outras empresas e pessoas que usam a mesma ferramenta que você.
Na hora de contratar uma ferramenta ou servidor para fazer o envio das suas mensagens é importante que você não contrate apenas olhando para os valores das mensalidades; esteja também atento quais são as políticas de qualidade que esse servidor aplica tanto para você quanto para os demais que nele estão alocados.
Não se constranja em perguntar para a sua agência de marketing digital ou para a própria ferramenta que está sendo contratada como ela cuida dos servidores e o que ela faz para que os envios sejam bem qualificados pelos servidores que irão receber as mensagens.
Não planejar adequadamente as pautas
Durante o planejamento de pautas é preciso considerar:
- Quais são os assuntos que mais despertam o interesse do público-alvo ou cliente ideal (persona);
- Que leads já foram geradas no sistema de automação de marketing (formulários preenchidos e e-mails cadastrados para receberem novidades);
- Lista de ligações recebidas e outras fontes de contato da empresa.
Tudo isso são fontes ricas de informações que, ao serem desconsideradas, deixam de contribuir para um resultado favorável para as próximas campanhas.
O planejamento de pautas para o e-mail marketing deve dar tranquilidade ao seu processo e uma visão de quando os e-mails estão sendo enviados, e de quando você precisará criar novas pautas para que o cadenciamento de envios dos seus e-mails. fique equilibrado de tal maneira que o seu público não fique enjoado de receber ou muitas coisas ou coisas desinteressantes quando ele abre a sua caixa de mensagens.
Comprar lista de e-mails (é uma má ideia há séculos!)
Infelizmente esta prática no e-mail marketing é uma das que consideramos mais graves, pois quando este contato recebe a sua primeira mensagem de e-mail poderá se questionar:
“O que é isso? Não me lembro dessa empresa/pessoa…”
(CLIENTE, EM UM ANO QUALQUER)
De todas as falhas que você pode cometer, essa seria a mais grave, tanto por correr o risco de te trazer implicações judiciais, prejudicando a imagem da sua marca, quanto por gerar algo quase irreversível e ainda pior que é a aversão à sua empresa!
Evite esses erros e comece a fazer a coisa certa
Agora que você já sabe o que não fazer, acesse nosso material e prepare-se para montar a sua base de contatos de maneira mais assertiva.