fbpx

Valorizamos seu negócio

O que é storytelling e por que ele é importante para as marcas?

Você já se deparou com propagandas, seja na televisão ou online, com personagens envolventes e histórias inspiradoras? Estes anúncios, certamente, fizeram uso de uma técnica bastante conhecida: o storytelling.

Um conceito que nasceu em um cenário literário, sendo hoje amplamente utilizado como técnica de marketing no ambiente empresarial.

Mas, como construir histórias envolventes em torno do seu produto, serviço ou marca? No post de hoje abordaremos as principais características do storytelling e como ele é importante para o seu negócio. Confira os tópicos que abrodaremos:

  1. O que é storytelling?
  2. Como o storytelling engaja o seu público?
  3. Como o storytelling é importante para a sua comunicação?
    3.1. Instiga os usuários a agir
    3.2. Cria uma necessidade
    3.3. Estimula o fator emocional
    3.4. Aumenta a visibilidade da marca
    3.5. Retém usuários

O que é storytelling?

Storytelling é um termo em inglês, que está relacionado à capacidade de contar histórias relevantes.

A importância da contação de histórias no decorrer do desenvolvimento da sociedade é enorme. Por meio da cultura oral, ou seja, da narração, nossos ancestrais transmitiram memórias, conhecimentos e tradições.

Hoje, é utilizado sobretudo no âmbito corporativo para comunicar de forma envolvente: um produto, uma marca ou um serviço, a fim de ampliar a audiência e gerar conversões.

É um meio de comunicação eficaz, porque se baseia em um hábito profundamente enraizado no ser humano. Dessa forma, contar histórias é a melhor forma de transferir conhecimento e experiência, persuadir e envolver as pessoas.

O storytelling não emprega apenas palavras como ferramentas de elaboração: recursos sensoriais, música, imagens, vídeos, são tão preciosos quanto os textos, se não mais.

Como o storytelling engaja o seu público?

O fato de nossos cérebros serem continuamente bombardeados com informações, muitas delas inúteis, nos levou a ter uma baixa capacidade de atenção – precisamente 8 segundos, segundo estudos já realizados.

Portanto, fazer um storytelling, é a melhor forma de ganhar a concentração e engajar o seu público, pois todo mundo adora histórias.

Histórias geram emoções e emoções influenciam em nossas compras. De acordo com especialistas, 90% das decisões de aquisição são feitas em um nível inconsciente.

Em parte, pela tendência de imitar os que nos cercam, em parte pela imagem que aquele objeto em particular traz à nossa mente.

Assim, as narrativas não são apenas lembradas, mas também influenciam o comportamento das pessoas.

Como o storytelling é importante para a sua comunicação?

Contar boas histórias não é importante apenas para aumentar a retenção da mensagem no público-alvo.

Ao fazer o storytelling, você produzirá um material muito mais atraente, único e com maior probabilidade de conversão – uma narrativa bem construída pode inspirar e estimular o prospect a agir.

No entanto, os benefícios vão muito além:

Instiga os usuários a agir

Há muitos objetivos que podem ser alcançados graças ao storytelling, mas no mundo dos negócios o fulcro da comunicação é sempre o mesmo: levar os usuários a realizar uma ação, na maioria das vezes, a comprar um artefato ou serviço.

A narração de uma história é, portanto, parte de um plano desenvolvido para atingir um objetivo muito específico. Porém, qual a diferença de uma comunicação clássica?

Com o storytelling é possível estimular o interesse dos usuários, fazendo com que percebam uma sensação de confiança e vantagem na utilização das soluções que a empresa oferece.

Cria uma necessidade

Através do storytelling é possível não só responder às necessidades de um público, mas também criar necessidades inerentes aos objetivos.

Por exemplo, se o desígnio de uma empresa é aumentar o faturamento, um tipo de história terá que ser desenvolvido com a intenção de gerar um sentimento de necessidade em torno de um determinado produto.

Muitas vezes, não somos quem decidimos o que precisamos, é a publicidade que cria a sensação de absoluta importância de algo. De repente, sentimos uma vontade incontrolável de ter um certo bem ou serviço.

Uma estratégia de marketing de storytelling bem pensada será capaz de desenvolver esse senso de urgência na mente das pessoas, gerando assim uma nova necessidade que deve ser suprida o mais rápido possível.

Estimula o fator emocional

Através das histórias vamos além do aspecto institucional e chegamos a uma dimensão diferente – na qual o fator emocional pode determinar o eventual sucesso de uma campanha publicitária.

Ao contar com o trabalho de um storytelling, se conquista uma esfera que é deixada de lado na comunicação clássica: a sentimental.

Aumenta a visibilidade da marca

Para se destacar é preciso pensar em algo original, logo usar o storytelling faz a diferença. Uma comunicação baseada em narrativas, dará à marca todas aquelas “novas” características que a distinguirão dos concorrentes.

O aumento da visibilidade da empresa, mesmo em fatias de público ainda não alcançadas, será a consequência inevitável de um trabalho pautado na originalidade.

Retém usuários

Uma narração que toca o lado emocional de um indivíduo, afere uma comunicação original, diferente dos concorrentes, e capaz de reter os usuários, fazendo com participem do dia a dia do seu negócio.

O storytelling é o meio de tornar uma marca confiável, humana e em contato com as reais necessidades das pessoas.

Ao fazer isso, será possível aumentar o sentimento de confiança em torno do seu empreendimento. Os usuários estão em busca de itens e soluções profissionais que ofereçam qualidade, comodidade, mas acima de tudo que seja confiável.

Considerações finais

Em um cenário de mercado cada vez mais saturado de mensagens, informações e especificações de produtos, surge a exigência das marcas de se apresentarem por meio de histórias emocionantes.

O storytelling é uma arte, mas também uma ciência, pois requer criatividade e capacidade de compreender o que motiva e inspira a ação.

Uma empresa pode aplicar o storytelling por meio de diferentes canais, desde perfis sociais a e- mail marketing, de newsletters a vídeos promocionais. Cada meio requer uma forma adequada, mas em qualquer caso, a emoção deve estar no centro da publicidade.

E então, gostou de saber mais sobre o que é storytelling e por que ele é importante para as marcas?

Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser compartilhar sua experiência, deixe nos comentários abaixo – a sua opinião é muito relevante para nós – e não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais. Até a próxima.

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Fale com a 23 Studios