fbpx

Valorizamos seu negócio

Marketing educacional: o que é, benefícios, por que fazer

marketing-educacional

Instituições de ensino têm como um de seus principais desafios atrair mais alunos para matrícula. Para solucionar esse problema, a maioria investe no marketing educacional, que é um grande aliado de escolas e universidades.

O que você vai encontrar nesse artigo sobre marketing educacional

  1. O que é o marketing educacional?
  2. Benefícios do marketing educacional
  3. Por que fazer marketing educacional?
  4. Como fazer marketing educacional

O que é o marketing educacional?

O marketing educacional é um conjunto de ações estratégicas para atração e fidelização de clientes, com foco em prospectar leads (pessoas interessadas no serviço) e convertê-los em matrículas.

Por meio do marketing educacional, a empresa consegue* novos alunos / matrículas, além de criar uma comunidade e fidelizar seus clientes, que se tornam evangelizadores da marca.

*lembre-se que o Marketing Educacional precisa estar sem sintonia com outras estratégias que sua empresa precisa também esta fazendo

Resumidamente, os evangelizadores são pessoas que divulgam gratuitamente a escola ou universidade, que consegue prospectar novos clientes sem gastar diretamente para isso.

Benefícios do marketing educacional

O marketing educacional é uma estratégia repleta de benefícios em curto, médio e longo prazos. A instituição de ensino que investe nele consegue:

Melhora da comunicação e posicionamento

O marketing educacional possibilita que a empresa adote uma estratégia de comunicação focada em posicioná-la de acordo com seus objetivos, transmitindo seus valores à sua persona, com apresentação de seus pontos positivos e seus diferenciais.

Por exemplo, um dos diferenciais de sua escola é trabalhar com um método de ensino específico?

Então, a estratégia de comunicação deve ser voltada a posicionar a empresa nesse segmento, tendo melhor assertividade nas ações e maior sucesso na captação de alunos.

Aumento o número de matrículas

Um dos principais benefícios da estratégia é a divulgação da marca e seus cursos, dando-lhes visibilidade e atingindo um público maior, de modo a atrair mais potenciais clientes e aumentar a taxa de conversão, com elevação do número de matrículas.

Consequentemente, a instituição de ensino gera mais receita e tem um melhor ROI (Retorno sobre Investimento), auxiliando expressivamente em seu crescimento.

Construção de comunidade

O marketing educacional também permite que a instituição de ensino construa uma comunidade, principalmente quando desenvolve ações que estimulem o engajamento de alunos, pais e responsáveis legais dos estudantes.

Tais ações contribuem para que clientes e potenciais alunos desenvolvam uma imagem de qualidade, de cuidado e de busca e oferecimento de uma melhor formação, o que cria e fortalece relacionamentos, gerando novos negócios naturalmente.

Destaque em relação à concorrência

Com o passar dos anos, o número de instituições de ensino, tanto básico como superior, explodiu. Por isso, a competição se tornou ainda mais acirrada e é preciso ter um diferencial para captar novos clientes.

O marketing educacional é justamente esse diferencial que a escola ou universidade precisa. Uma estratégia bem estruturada possibilita que a empresa se posicione adequadamente, tendo mais projeção no mercado.

Dessa forma, a instituição de ensino consegue mostrar seus valores de maneira mais assertiva, bem como se comunicar melhor com seu público, destacando-se entre os concorrentes.

Lembrança da marca

O investimento em marketing educacional gera um benefício especial que muitos buscam como:

  • Lembrança da marca, que é um fator importante porque a torna mais conhecida;
  • Aumenta da possibilidade de novos negócios e de indicações espontâneas;
  • Fidelização de alunos já matriculados;
  • Melhora na percepção de valor.

Por que fazer marketing educacional?

O marketing educacional é importante para toda instituição de ensino porque possibilita que a marca se destaque entre os concorrentes e consiga novas oportunidades de negócio.

Trata-se de um investimento com excelente custo-benefício, com elevada chance de sucesso e bom retorno sobre o investimento, desde que as ações sejam executadas corretamente, de forma a diferenciar a empresa e posicioná-la corretamente.

Nesta hora muitas empresa falham pois investem apenas marketing educacional e abandonam outra áreas de instituição, como:

  • Estratégia financeira
  • Campanhas de incentivo
  • Precificação correta
  • Apoio aos colaboradores
  • Gestão da qualidade
  • Criação de novos produtos na linha educacional
  • Entre outros

Como fazer marketing educacional

Toda a estratégia e ações de marketing educacional devem ser estratégicas e personalizadas à instituição de ensino. Existem diferentes etapas que a empresa deve seguir, como:

Estabelecer parceria com uma agência especializada em marketing educacional

Não se pode crescer sem ajuda externa!

Toda empresa precisa de apoio para seguir crescendo

Contar com uma assessoria / consultoria especializada faz toda a diferença desde o planejamento até a execução de uma estratégia.

Não arrisque fazer tudo sem ajuda de um time especializado!

Elaboração de um planejamento

Sem um planejamento, a chance de sua ação de marketing educacional dar errado é alta.

O planejamento possibilita que a empresa estabeleça objetivos e o caminho para atingi-los, bem como métricas para acompanhamento de resultados.

Também funciona como um guia e permite que toda a equipe de marketing esteja alinhada com os objetivos e ações a serem executadas. Vale lembrar que embora funcione como um guia, o planejamento não é estático.

Isso significa que a empresa pode adaptá-lo conforme executa a ação de marketing educacional, identificando o que funciona e o que precisa de aprimoramento para gerar os resultados que deseja.

Conhecimento da persona

Um dos primeiros passos para uma campanha de marketing educacional bem-sucedida é conhecer sua persona, ou seja, seu cliente ideal. O motivo disso é simples: assim, sabe-se exatamente com quem se quer falar, a pessoa que deseja atingir.

Esse é um ponto fundamental porque aumenta a assertividade da ação de marketing educacional, com maior direcionamento e sucesso em taxas de captação e conversão em matrículas.

Criação de conteúdo de qualidade

O conteúdo de qualidade permite que a instituição de ensino capte e nutra leads, educando-os e estimulando, ainda que sutilmente e de forma não invasiva, a realizar uma ação, como a matrícula.

Lembre-se sempre que a maioria dos pais e alunos não têm conhecimento sobre métodos de ensino, como funcionam processos de aprendizagem, como são cursos de formação, entre outros.

Para sanar essas e outras dúvidas eles utilizam motores de busca, como o Google.

Se sua instituição de ensino oferecer um conteúdo que responda essas questões e dê conhecimento relevante para o leitor, as chances de captá-lo como lead ou cliente são altíssimas.

Por isso, não deixe de produzir e divulgar conteúdo de qualidade. Ele ajudará sua instituição de ensino a ter maior visibilidade na internet, a atrair interessados, a criar e fortalecer relacionamentos, bem como a fechar matrículas.

Ao criar o conteúdo, considere sua persona, suas dores e necessidades. Esse conteúdo pode ser divulgado em diferentes canais, como em blog, redes sociais, e-mail marketing, redes de pesquisa como Google, entre outros.

Mensuração de resultados

A mensuração de resultados deve ser uma preocupação constante da equipe, seja durante ou depois de uma campanha. Ao realizá-la no desenrolar da ação, a empresa consegue corrigir pequenos desvios rapidamente e realizar adaptações para ter um melhor resultado.

Depois da ação, mensurar é interessante para munir a empresa de informações sobre os principais pontos fortes e fracos, para trabalhá-los corretamente em outras campanhas.

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Fale com a 23 Studios