O que é Inbound Marketing?

Você já ouviu falar sobre Inbound Marketing? Entende a diferença entre Inbound e Outbound Marketing? É isso o que vamos explicar neste texto. Ao final dessa leitura, você entenderá perfeitamente que os investimentos em inbound superam muito os resultados dos investimentos em mídias e veículos tradicionais.

Além disso, compreenderá que o novo comportamento do consumidor moderno exige posicionamentos inovadores da sua empresa, para que, assim, você consiga vender mais e crescer. Confira!

A diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

O termo Inbound Marketing é recente e novo para muitas pessoas. Esse conceito ganhou força com o avanço do marketing digital e de suas estratégias integradas para a construção de autoridade e novos negócios na internet.

Ao olharmos o atual cenário da tecnologia, os números do acesso à internet no Brasil e no mundo e o crescimento exponencial do número de usuários de smartphones e redes sociais, fica fácil entender que a forma de consumo de conteúdo mudou radicalmente nos últimos anos. Por isso, o Inbound Marketing, ou marketing de atração, ganhou tanto espaço e importância nas estratégias das empresas modernas.

Como definição, o Inbound Marketing é o conjunto de ações que visam atrair um cliente em potencial na internet, o que inclui ferramentas como redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing, entre outras formas de comunicação que podem ser utilizadas no funil de vendas para atrair, encantar, informar, educar e persuadir um consumidor a realizar uma compra. Já o Outbound Marketing inclui as tradicionais formas de marketing, com a ativação da marca para a prospecção de clientes no mercado, empregando veículos e mídias clássicas, como TV, rádio, jornal, revista, entre outras.

Além de mais caro, o Outbound Marketing oferece menos ferramentas para mensurar os resultados. Já no Inbound Marketing é possível saber exatamente quantos clientes cada uma das estratégias atraiu.

O poder do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é toda estratégia de marketing digital utilizada para que uma empresa possa converter vendas online. Essa estratégia tem como base o conteúdo de qualidade, que é usado como uma isca para atrair, converter, fechar vendas e fidelizar. Os conteúdos são utilizados em todas as etapas do funil de vendas, desde o momento que um cliente busca pela primeira vez um produto ou serviço na internet até o momento em que ele decide comprar efetivamente.

As informações do inbound são importantes para persuadir e fazer com que o cliente em potencial conquiste a segurança necessária para comprar em determinado site ou estabelecer o contato com uma empresa. É uma maneira de estabelecer uma relação com o cliente, mas sem invadir seu espaço. É uma estratégia sutil, inteligente e que respeita o cliente.

Na prática, as ações de Inbound Marketing consistem em utilizar os principais canais de comunicação para compartilhar conteúdo de qualidade e original, que possa instruir o consumidor, oferecer a ele tudo o que ele precisa saber sobre um produto ou serviço e apresentar os diferenciais de uma empresa. Para isso, é possível adotar as principais redes sociais, como Facebook e Instagram, os mecanismos de buscas, como o Google, os blogs, o Youtube, entre outras ferramentas.

Como surgiu o Inbound Marketing?

A primeira menção ao conceito de Inbound Marketing foi feita em 18 de novembro de 2009, na ocasião da publicação da obra “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos fundadores do HubSpot, Brian Halligan e Dharmesh Shah.

As estratégias do marketing de atração estão divididas em fases bem definidas, que fomentam no cliente a vontade de procurar uma determinada empresa. São elas: atração, conversão, relacionamento, vendas e análise. Todas as etapas são baseadas em conteúdos autorais, de qualidade e inteligentes.

Os principais benefícios do Inbound Marketing são:

·         Garantir mais relevância e visibilidade para as empresas;

·         Atrair novos clientes;

·         Produzir bom conteúdo para a internet;

·         Otimizar as vendas;

·         Melhorar o retorno sobre o investimento em marketing digital;

·         Vender mais.

Para colocar as ações de Inbound Marketing em prática, é importante contar com o apoio de uma agência de marketing digital especializada, como a 23 Studios. Dessa forma, fica mais simples planejar as melhores estratégias e investir nas soluções mais assertivas para os objetivos de cada empresa. Entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar!