fbpx

Sua marca em evidência

Como aparecer no Google em Campinas

Como aparecer?

O que saber?

O que fazer?

Como manter?

Aparecer no Google em Campinas

Conversando com empresários de Campinas, lidamos várias vezes com discursos como este:

Tenho um negócio físico relevante mas agora preciso ir para o digital. Fiz um site mas ele ainda não aparece nos resultados da busca no Google na cidade de Campinas, ou pelo menos não como eu gostaria.

Aparecer no Google em uma cidade como Campinas é muito importante, pois depois da capital São Paulo, é uma das principais cidades do interior para se fazer negócios, tanto para oferecer produtos ou serviços.

Campinas está no Google

Para entender melhor o cenário digital da região metropolitana de Campinas, vamos recorrer a algumas informações sobre a cidade:

Campinas, cidade do interior de São Paulo
Vista panorâmica da cidade de Campinas | Foto: Carlos Bassan

Como se percebe, Campinas é uma cidade em franca expansão e deve sim estar na rota por um bom posicionamento nas pesquisas do Google.

Um site profissional faz a diferença no Google

Por que criar um site profissional? Assista este vídeo e saiba mais:

Fatores que influenciam nos resultados das buscas

Fazendo uma pesquisa rápida no Google, vai aparecer na tela para você vários snippets (resumos) como resultado. Isso é o que todo mundo vê.

Mas o que não se vê nesses resultados mas os influencia diretamente, são  as áreas visíveis e gerenciadas pelos desenvolvedores e gestores do site.

Palavras-chave

Palavras-chave (ou keywords em inglês) são termos digitados no campo de busca do Google. Por meio delas, o robô rastreia na internet os conteúdos relacionados e os mostra na tela dos usuários.

Dependendo da configuração das palavras-chave do seu site, seu site será posicionado nas pesquisas, nas primeiras ou nas últimas páginas.

A escolha desses termos é uma etapa importante tanto para posicionamento orgânico quanto pago.

SEO (Search Engine Optimization)

O serviço de otimização para mecanismos de busca (SEO) consiste numa série de atividades dentro do site, que podem ir desde palavras-chave bem escolhidas até melhorias no conteúdo contido nele (imagens, fotos, vídeos, textos).

O SEO profissional consiste em um trabalho estratégico que ajuda a verificar uma série de itens a melhorar para o posicionamentos nas buscas.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a estratégia de SEO é algo simples, feito de técnicas de “manipulação do robô do Google“, pode ser muito mais do que isso. Antes, é feito uma análise detalhada do desempenho nas pesquisas.

Tais atividades podem incluir:

  • Análise de desempenho da posição;
  • Avaliação de conteúdos;
  • Verificação de backlinks;
  • Verificação da velocidade de carregamento
  • Entre outras avaliações.

Velocidade e performance

O maior interesse do Google é entregar rapidamente os resultados da pesquisa, portanto vai priorizar os que atendem esse requisito.

Mesmo que seu site tenha um design atrativo, se ele estiver lento será preciso repensar como está a velocidade com que ele exibe o conteúdo para seus usuários.

Ao demorar para carregar (principalmente em celulares) ele pode então estar sofrendo um alto índice de rejeição, isto é, as pessoas sequer o leem porque não carrega. 

Conteúdo

Durante as pesquisas dos usuários, o Google analisa quais os conteúdos são mais relevantes e que respondam para as pessoas, não para robôs.

Por isso, tenha muito cuidado com o que você publica, você pode estar perdendo posições constantemente!

Certificado SSL

Sabe quando você vê um pequeno cadeado do lado esquerdo da barra de endereços? Significa que o site é seguro, apresendanto a incial https:// (Hyper Text Transfer Protocol Secure ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro em português).

Infelizmente, este ainda é pouco levado a sério por muitas empresas. Ao ter em seu servidor um certificado SSL, o cliente garante para as pessoas que navegarão no site que a comunicação nele é segura, isto é,  que as informações que são trafegados dentro do seu site são criptografadas.

O Google considera fortemente esta condição, especialmente para sites que contém formulários ou e-commerces.

Servidor de hospedagem de qualidade

A hospedagem do site é o lugar virtual em que se encontram as informações (gerenciador, ferramentas de gestão de conteúdo, banco de dados, etc). Hoje, existem diversas opções no mercado, mas é preciso ter alguns cuidados básicos.

Imagine que este servidor de hospedagem é a sua casa. Se ela estiver bagunçada, apertada, insegura, quantas pessoas você acha que gostariam de frequentá-la? Poucas, não é mesmo?

Você precisa entender que os servidores de hospedagem são como condomínios, cheios de apartamentos. Mesmo que o seu “apartamento” seja rápido, bonito e arrumado, outros dentro do mesmo condomínio talvez não sejam, mas mesmo assim o seu pode ser prejudicado.

O Google também se importa com a segurança das pessoas, e é sua responsabilidade também zelar por isso, se quiser tráfego não só hoje, mas com frequência.

Por isso, busque empresas de hospedagem com políticas rígidas para usuários que desrespeitem as regras de boas práticas de internet, e dependendo do caso busque hospedagem dedicada, que te dará maior autonomia e segurança.

E então, precisa se posicionar?

Fale com a 23 Studios.

23 Studios Marketing

Valorizando negócios desde 2001.

Cadastre-se para receber por e-mail mais informações exclusivas sobre como aparecer no Google. É rápido, seguro e grátis!