fbpx

A importância de um texto bem escrito para se posicionar no Google

O sistema de buscas do Google é extremamente técnico e criterioso. É preciso atender uma série de variáveis para que o conteúdo fique bem posicionado pelo buscador, neste artigo não vamos abordar todos os critérios mas vamos falar do conteúdo.

Um destes critérios é ter um texto original e com relevância para os usuário que o leem, tanto na forma de escrita como na abordagem e na definição do conteúdo que será usado como tema principal do artigo. Existem diversas explicações para isso, desde a punição para quem publica texto plagiado até a evolução da internet, onde as empresas mais bem preparadas ocupam liderança no Google.

Atualmente, as grandes companhias de Tecnologia da Informação, como é o caso do Google, estão usando ferramentas para aproximar, cada vez mais, a experiência do usuário da internet com a perspectiva humana. A originalidade precisa ser usada em vários sentidos:

  • Os textos precisam ser escritos sem cópias de ideias e de trechos;
  • Embora o redator saiba que precisa se preocupar com as técnicas de SEO, é importante elaborar um conteúdo voltado para o usuário final, que seja interessante, com uma abordagem própria;
  • Um texto original não fica restrito ao uso e repetição de palavras-chave, mas desenvolve um argumento, baseado em fatos, opiniões e estatísticas em torno de um tema principal, normalmente uma key-word.

Ainda em um texto original, além de ideias próprias, o conteúdo deve ser usado para informação. E neste caso, quanto mais completo for o artigo, melhor. Assim, o leitor pode acessar apenas 1 texto e encontrar todas as respostas que ele precisa para aquele assunto, ou para determinada palavra-chave.

Quais alguns são os critérios técnicos que o texto original deve ter para ficar bem ranqueado no Google?

As estratégias de SEO exigem do redator conhecimento, experiência e desenvoltura. Afinal de contas, o texto precisa ser original, interessante, bem escrito e técnico. Alguns fatores interferem diretamente na otimização do conteúdo. Entre eles estão os seguintes:

Escolha das palavras-chave – O planejamento do conteúdo pode ser feito para palavras-chave pouco ou muito disputadas.

Densidade de palavras-chave – Este critério de repetições de palavras-chave é planejado de acordo com o tamanho do texto, em torno de 2% costuma ser o ideal.

Tamanho do artigo – O redator precisa levar em conta o tamanho do texto que está sendo escrito e onde ele será publicado.

Qualidade do texto – Escrever um texto informativo para atender ao público e não um artigo raso, voltado para repetição de palavras-chave.

Texto 100% original – As cópias e plágios, além de prejudicarem o posicionamento, são passíveis de punição do Google e até mesmo processos na Justiça.

Otimização das tags – É preciso escrever uma meta description de qualidade e usar a palavra-chave para melhorar o ranqueamento.

Tamanho do texto é importante para posicionamento no Google

O tamanho do texto pode influenciar bastante no posicionamento do Google. Atualmente, este é um critério muito importante para a produção de conteúdo e torna o trabalho ainda mais profissional, pois escrever um artigo já é difícil para muitas pessoas, principalmente elaborar um texto grande e de qualidade, capaz de abordar as técnicas de SEO.

As atuais boas práticas de SEO mostram que os conteúdos escritos para o usuário da internet precisam ser cada vez mais completos. Isso significa deixar o usuário satisfeito. Na maioria dos casos, isso só é possível em um artigo completo e que acaba ficando um pouco maior.

Agora, em termos de quantidade de palavras, existe uma regra que deve ser seguida obrigatoriamente? Não! Seu texto ficou com menos de 1000 palavras e está bem completo? Perfeito! Não é necessário ficar criando argumentos só para deixar o texto mais denso e acabar enrolando o leitor sem adicionar alguma informação bacana.

O contrário também é verdadeiro. Se o texto está com 500 palavras e há informações suficientes para deixá-lo com 1000 palavras, não perca tempo e oportunidade, elabore um conteúdo completo, pensando sempre em se tornar uma referência no assunto para os leitores. O tamanho está adequado de acordo com o conteúdo disponível para ser abordado para a palavra-chave.

Profissionais especializados em conteúdo e SEO para o Google

O ideal é sempre profissionalizar o serviço para otimizar os resultados. Atualmente, diversas agências oferecem o trabalho de produção de conteúdo para SEO, criam estratégias completas para trabalhar as principais palavras-chave vinculadas ao negócio do cliente, com foco em buscas orgânicas. Além de qualidade, as agências estão comprometidas e atualizadas sobre os critérios de busca do Google.

A 23 Studios é uma Agência de Marketing Digital localizada em Campinas e uma de suas estratégias é o Marketing de Conteúdo, podemos te ajudar a produção de pautas, conteúdos, ou treinar sua equipe para começar a produzir conteúdo relevante.

Para mais informações, entre em contato!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Contate a 23 Studios