A importância da identidade visual no mundo digital

como-seu-cliente-navega

Um dos pontos fundamentais para o sucesso de um negócio no universo digital é, sem dúvida, ter uma identidade visual profissional, capaz de diferenciar e destacar a empresa frente aos seus concorrentes em um nicho de mercado. A identidade visual é composta, basicamente, pelos elementos que representam uma marca, como o seu logo, suas cores e o estilo visual utilizado pela empresa para expressar aspectos importantes da sua atuação.

A identidade visual diz muito a respeito de um negócio. Ela pode, por exemplo, expressar uma atuação pautada pela inovação, uma gestão moderna ou mais tradicional, além de demonstrar alguns valores da organização, seu mercado e sua cultura.
Investir em uma marca própria e única e em uma identidade forte e marcante é fundamental para que uma empresa consiga conquistar o reconhecimento do público, principalmente no ambiente digital, que é tão diverso e competitivo. Cuidar da identidade visual da marca é garantir um posicionamento de destaque.
 
Os elementos que compõem a identidade visual de uma empresa
 

Ao planejar a identidade visual de um negócio, os designers e profissionais de marketing levam em consideração o segmento da empresa, o perfil de seu público-alvo, os conceitos e valores que devem ser expressos com a marca, o tipo de posicionamento que a organização deseja manter no mercado, entre outros fatores.

É importante realizar uma análise abrangente do negócio para que seja possível escolher as melhores cores, símbolos, imagens, grafismos, tipografias, slogans e todos os outros elementos que facilitarão a identificação da empresa pelos consumidores. Vale ressaltar que a identidade visual da empresa deverá ser estampada em todos os seus materiais e estratégias de comunicação, como papelaria corporativa, assinatura de e-mail, redes sociais, site institucional, entre outros.

Neste contexto, o logotipo aparece como um dos elementos mais importantes para a comunicação visual de um negócio. Ele é um símbolo visual estratégico, que precisa ser expressivo e impactante, com um design que possa transmitir o conceito do empreendimento.

 

Uma boa identidade visual é aquela reconhecida instantaneamente pelo público, que tenha a capacidade de gerar identificação, de encantar e atrair o consumidor. O design, as cores e os símbolos precisam estar em harmonia para que seja possível estabelecer uma relação emocional e uma conexão genuína com o público, como acontece com marcas mundialmente famosas, como exemplo.  

 

Este é um trabalho que exige conhecimento e planejamento. Por isso, é altamente recomendado que as empresas contratem profissionais especializados na criação de identidades visuais. Ao adotar uma postura negligente com o desenvolvimento da identidade visual, fazendo um serviço amador ou simplório demais, a empresa pode estar prejudicando diretamente seus resultados e estratégias de crescimento no mercado digital.

 

É preciso ter em mente que a identidade visual reflete o posicionamento e a conduta de uma empresa, apresentando ao seu público consumidor mensagens subjetivas e aspectos importantes de sua missão e seus valores. Diante disso, a sugestão é evitar ao máximo o uso de aplicativos e programas que ofereçam ferramentas para criar logotipos e artes por conta própria ou templates padronizados, usados por diversas empresas sem qualquer critério ou estratégia de marketing e personalização.

 
Uma identidade visual fraca dá margem para o consequente enfraquecimento da marca e coloca em risco a imagem e a credibilidade de uma empresa. É importante contar com uma equipe profissional para planejar uma identidade que realmente apresente os diferenciais do negócio, com uma marca que seja facilmente reconhecida pelo público, que seja forte, atraente e representativa.
Quanto mais forte for o posicionamento de uma marca no mundo digital, mais ela irá se diferenciar de seus concorrentes, conquistando a preferência dos clientes em potencial e tornando-se uma referência online em credibilidade, número de seguidores e relevância.
Lembre-se: o design e a identidade visual da sua empresa devem fazer parte do seu planejamento e organização desde a etapa do plano de negócio. Conte com uma equipe de designers competentes para criar uma identidade inovadora, criativa e que represente a essência e os valores de sua empresa!
 

Precisando melhorar seu marketing digital, ou posicionamento no google, fale com nossos especialistas.

Fale agora mesmo com sua nova agência de marketing digital, e saiba com podemos te ajudar.

Fale com sua nova agência de marketing digital


 
 
 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest