fbpx

Valorizamos seu negócio

8 Ps do Marketing Digital: o que é, e como aplicar?

O que eu faço para tornar meu negócio ainda mais atrativo? Como faço para ganhar mais dinheiro? Como consigo novos clientes para minha loja?

Se você é empreendedor ou trabalha com marketing, esse tipo de pergunta faz parte do seu cotidiano. Afinal, buscar caminhos para se destacar, reinventar e conseguir novos clientes é uma tarefa diária.

Ter domínio das estratégias do marketing sempre foi essencial para o reconhecimento de uma marca no mercado.

Atualmente é visível notar como o avanço do mercado digital revolucionou a maneira como o marketing é estudado. Não é à toa que as teorias por trás do estudo de marketing também mudaram.

Para potencializar ainda mais os resultados de venda, se você nunca tinha ouvido falar, saiba que existe uma regra dos 4 “P”s.

Os 4 “P”s do Marketing: produto, preço, praça e promoção

Se você quer alcançar sucesso e influência no mercado, os 4 “Ps” do marketing são os pilares básicos de qualquer estratégia de venda e reconhecimento.

A teoria dos 4 “P”s do marketing foi desenvolvida em 1960 e popularizada por Philip Kotler. Até o momento do surgimento da era digital, acreditava-se que o sucesso da venda de um produto ou serviço só seria possível se seu planejamento seguisse  4 conceitos. São eles:

  • Preço;
  • Praça;
  • Produto;
  • Promoção.

É imprescindível ter domínio de cada conceito para melhorar os resultados na empresa, atingir o público-alvo e ter sucesso a longo prazo. Para isso é preciso estudar por partes, igual faremos a seguir:

1ºP – Produto: O que você está oferecendo ao público?

O produto representa tudo aquilo que será vendido pela empresa, por isso é fundamental saber como fazer com que ele se destaque em meio à concorrência.

Apesar da ordem não ser uma regra, o conceito “produto” é sempre o 1º “P” a ser analisado, pois é o que irá representar sua empresa.

Para garantir o sucesso do negócio perante a sociedade, é importante dar a devida atenção a alguns pontos:

  • Quais são as expectativas do público-alvo para o produto?
  • Quais são as características que ele precisa ter?
  • Como otimizá-lo para atender a essas expectativas?

O segredo para ter um produto vendável é a sua funcionalidade. Caso não seja algo útil ao consumidor, não haverá razão para gastar seu dinheiro com ele.

2ºP – Preço: Por que o consumidor deve gastar dinheiro com você?

Como o próprio nome já diz, o preço se refere ao valor que será pago pelo consumidor. Seja o seu produto um objeto ou serviço, é sempre algo desafiador saber como cobrar de maneira justa, sendo esse um valor bom e que se destaque da concorrência.

Fazer um estudo de mercado e do público-alvo é fundamental nessa etapa. Para todas as vezes que não souber quanto cobrar, tenha em mente essa lista:

  • Quais foram os custos para o desenvolvimento deste produto?
  • O público-alvo consegue arcar com esse valor?
  • Qual é o valor agregado (desejo, necessidade etc.) a esse produto?

3ºP Praça: Onde e como eu encontro o produto no mercado?

A Praça diz respeito ao modo como o cliente chega até seu produto.

Nessa etapa é importante saber onde seu público está localizado e de quais formas ele consumiria esse produto. Detalhar a classe social e saber como será feita a distribuição ajuda a decidir se sua loja será online ou presencial, por exemplo.

4ºP – Promoção: estratégias de divulgação

Diferente do que o nome dá a entender, desconto ou liquidação não entram no conceito da Promoção.
A última etapa dos 4 “P”s está diretamente ligada ao marketing para promover o produto no mercado.

Para ter sucesso nessa categoria, é preciso saber a resposta de perguntas como essas:

  • quais os melhores canais de consumo,
  • os melhores pontos de venda,
  • melhores formas para divulgar minha marca.

Na promoção, é fundamental se colocar no lugar do seu público alvo: Como eu gostaria de saber sobre este produto? De que forma seria melhor consumir este produto?

Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso se reinventar a todo instante. Por essa razão que a regra dos 4 “P”s foi aprimorada e hoje é chamada de regra dos 8 “P”s do marketing.

Quais são os 4 (novos) “P”s do Marketing?

Antes do surgimento da teoria dos 8 “P”s de marketing digital, o produto era o protagonista dos estudos. Agora, satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor é o que trilha a jornada de compras.

A internet redefiniu a maneira como a informação chega ao usuário, essa mudança, por sua vez, também afetou diretamente a forma como o produto chega ao consumidor. Confira:

1ºP Pessoas: Atendimento ao seu público-alvo

A categoria de maior importância para o negócio. Tudo é pensado para conquistar o público, estar disponível para ouvi-lo e encontrar a melhor solução para ele. Saber quem são suas personas é a garantia do sucesso do seu negócio.

2ºP – Processos: Fluxograma e Metodologia

Nessa etapa se encontram todos os fluxos de trabalho, procedimentos e metodologias que a empresa irá usar para melhor atender o cliente. Os processos são a chave para padronizar entregas, internas e externas, de qualquer empresa.

#3PPosicionamento: Qual a voz da minha empresa?

A qualidade e reconhecimento de um serviço também está na forma como a empresa interage com a comunidade e como ela decide se posicionar suas estratégias.

#4P – Performance: Produtividade e Qualidade

A performance depende diretamente do progresso de todos os “P”s anteriores, pois é o que revela se a empresa conquistou ou não bons resultados no mercado.

Quando e onde usar os 8Ps do Marketing?

Ter um plano sempre será o melhor caminho para abrir ou reformular um negócio. Definir algumas premissas financeiras, humanas e de marketing é o básico para aumentar as chances de sucesso no seu empreendimento.

Já que agora você sabe o segredo por trás do sucesso de grandes empresas de marketing, conte para nós, como você usaria os 8 “P”s no seu próprio empreendimento?

Gostou do post? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Fale com a 23 Studios