fbpx

SEO é muito mais que uma estratégia

estratégia em SEO
consultoria em seo
empresa de  seo
agência de seo


SEO é a sigla de Search Engine Optimization, uma tecnologia usada para a otimização de sites. Diversas estratégias e técnicas de SEO contribuem para que as empresas e seus negócios fiquem bem posicionados na web. Assim, quando um usuário da internet faz uma pesquisa em buscadores como o Google, um determinado site aparece melhor posicionado nas buscas orgânicas (não patrocinadas).

Por exemplo, quando alguém está interessado em viajar durante as férias, começa a pesquisar pacotes de viagem e digita no Google a palavra-chave “pacote resort Porto de Galinhas”. Os sites de agências de viagens que possuem técnicas de SEO em suas publicações vão aparecer nas primeiras posições do Google e, consequentemente, vão aumentar as suas chances de concretizarem um negócio!


O termo SEO foi usado pela primeira vez em 1997, no livro “Net Results”. Naquele tempo, os autores já percebiam que a redução de palavras-chave em um site poderia provocar uma queda nas aparições orgânicas feitas com buscadores. A queda de posicionamento era causada pela falta de um trabalho técnico de Search Engine Optimization.

Lá se vão mais de 20 anos e o SEO já se tornou totalmente profissional, agora completamente adaptado para o marketing de conteúdo. Saiba mais sobre esta estratégia!

SEO e Marketing de Conteúdo

Em sua evolução, o SEO acabou se encontrando com o marketing de conteúdo. Afinal de contas, não é interessante colocar um grande volume de palavras-chave em um site única e exclusivamente para melhorar o seu posicionamento.

O marketing de conteúdo tem por objetivo oferecer informações de qualidade para o público de uma empresa e faz parte das estratégias de inbound marketing.

Guilherme Silva – Estratégia na 23 Studios

No marketing de conteúdo, uma empresa se posiciona como parceira de seu público, disposta a ensinar, orientar, dividir informações e educar. A venda é uma consequência natural de um relacionamento sólido e duradouro, baseado nas informações de qualidade. O desafio é utilizar técnicas de SEO para otimizar um site através das publicações do marketing de conteúdo.

Vamos explicar melhor. Se uma loja online de calçados está preparando um artigo para o blog com a finalidade de ensinar o seu público a “engraxar sapato de couro”, por que não elaborar este texto com técnicas de SEO?

Aqui está a estratégia: oferecer conteúdo de qualidade para o público, porém com artigos que estejam tecnicamente perfeitos para alavancar um site nas buscas orgânicas do Google!


O SEO é essencial para que o público acesse um site em buscas orgânicas, que aparecem sem anúncios, sem custo por click. O resultado do SEO pode ser mensurado em vendas, cadastros, visitas, interação, entre outras formas.

O SEO permite segmentar as publicações de marketing digital para atrair um público específico. Para isso, são usadas palavras-chave que são definidas para atingir tráfego qualificado.

Usar o SEO é muito mais do que uma estratégia de venda, pois funciona também como uma maneira de selecionar os verdadeiros clientes em potencial. Neste caso, o importante não é atrair apenas volume de usuários para o site, mas focar naqueles que realmente estão interessados em comprar ou consumir conteúdo de qualidade.


Diversos fatores interferem no SEO de um site, como: se ele está otimizado com palavras-chave, se é responsivo, se tem bastante conteúdo indexado, se tem relevância na internet, entre outros fatores. As estratégias de SEO não são limitadas. Pelo contrário, são fundamentais para o desempenho de um site na internet! Entre em contato com a agência 23 Studios e saiba mais!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Aprenda mais sobre
Marketing Digital